Jeceaba

CODAP debateu avanços do SIM, novas tecnologias e integração cultural

11/07/2018

A 80ª Assembleia Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), realizada em Jeceaba na última segunda-feira (09/07), abordou, entre outros assuntos, o andamento do Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a implantação do Castramóvel Regional, que está sendo adquirido por meio de licitação. Além do prefeito de Congonhas, Zelinho (presidente do Consórcio), participaram o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, o prefeito de Belo Vale, Lapinha, a equipe do CODAP e representantes das cidades consorciadas.

Durante o encontro, o diretor de Operações do CODAP, Dimas Mariosa, e a bacharel em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Nayara Sacramento, apresentaram os avanços realizados no Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Foram feitas capacitações com representantes de 20 municípios sobre o SIM Consorciados, apesar de nem todos serem consorciados ao CODAP. A intenção é que uma equipe técnica faça a inspeção de produtos de origem animal e oriente pequenas empresas e empreendedores.

Outro assunto tratado foi a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, que promove e incentiva as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. Segundo Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional – Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero, o projeto segue uma metodologia orientada e consolidada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O representante da CEMIG, José do Carmo, citou novas soluções tecnológicas para a iluminação pública, como o programa Cidades Inteligentes, e apresentou o Eyenetra, um kit clínico portátil capaz de realizar exames oftalmológicos sem a necessidade de um médico especialista. Já a professora do IFMG, Heleniara Moura, falou sobre o I Festival de Arte e Cultura, que deve ser realizado em novembro deste ano, em Lobo Leite, com o objetivo de fomentar e integrar a cultura regional.

O presidente do CODAP e prefeito de Congonhas, Zelinho, iniciou a reunião destacando o novo asfalto que liga Congonhas a Jeceaba, por meio de Santa Quitéria. O trajeto aproxima ainda mais as duas cidades e diminui o tempo da rota em 20 km. Ele destacou, ainda, que era a primeira reunião realizada em Jeceaba durante seu mandato. "É um prazer estar aqui. O CODAP tem várias ações importantes para as cidades, como o SIM Regional. Algumas licitações também estão sendo feitas, como a do Castramóvel, que vai atender os municípios. Precisamos da união de mais prefeitos", disse.

O prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, reforçou a importância do retorno desse município ao CODAP. "As coisas estão acontecendo. O município tem que se preocupar com isso. A nossa volta está concretizada", completou, se referindo aos projetos promovidos pelo consórcio.