Cultura

Gerdau transforma alunos da rede pública em cientistas por um dia

A iniciativa é uma parceria entre o Programa Gerdau Germinar e UFMG.

13/07/2018

A Gerdau, em parceria com o Laboratório de Ecologia de Bentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu mais uma edição do “Dia de Cientista”. Os alunos do Centro de Educação Tecnológica, de Congonhas, e da Escola Municipal Vereador Aleixo de Matos, de Conselheiro Lafaiete, tiveram a oportunidade de conhecer o Biocentro Gerdau Germinar e aprender, de forma teórica e prática, sobre bioindicadores de qualidade da água.

Além de realizarem atividades práticas nos laboratórios, no riacho do Biocentro e no reservatório Soledade, os estudantes participaram de uma palestra sobre o programa de biomonitoramento das bacias hidrográficas na visão de Bioindicadores de Qualidade de Água.

De acordo com a analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, as atividades proporcionaram aos alunos a oportunidade de vivenciar, em campo e em laboratório, as atividades realizadas por pesquisadores, simulando as etapas de estudos dos Bioindicadores de Qualidade de da Água em bacias hidrográficas. “Acreditamos que além da experiência vivenciada pelos alunos, as atividades destacam a importância da preservação das bacias e sua biodiversidade. Ao final, os alunos se tornam agentes multiplicadores e comprometidos em contribuir para a conservação dos recursos naturais”, afirmou.

 

As atividades aconteceram na área de preservação e conservação construída pela Gerdau, em Ouro Branco, com 48 hectares de vegetação. No local é sediado o programa Germinar, que existe há 21 anos e está presente em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e distritos de Ouro Preto. “A parceria com a UFMG reforça o compromisso da Gerdau com a preservação ambiental. Desde 2012, com o início do Dia de Cientista, até 2017, o programa beneficiou alunos de 17 escolas da região. Este ano, a previsão é que outras dez instituições de ensino sejam contempladas”, estima Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto com o Instituto Gerdau e a área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano do lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações. Além das visitas técnicas, a iniciativa oferece oportunidades de curso para educadores, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino das regiões onde é realizado.

Sobre a Gerdau

 A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.