Congonhas

Secretaria de Saúde de Congonhas reforça importância da vacinação contra o sarampo

13/07/2018

Você sabia que em 2016, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) conferiu ao Brasil o certificado de eliminação do sarampo? No entanto, casos da doença têm aparecido em diversas cidades do país e a melhor forma de se prevenir é por meio da imunização.

Em Congonhas, todas as unidades básicas de saúde (UBSs) oferecem a vacina contra o vírus. A população pode receber a dose de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A partir da próxima semana, o Horário do Trabalhador será estendido até às 20h para atender os congonhenses. Podem vacinar pessoas de 12 meses a 49 anos. Até os 29 anos, são aplicadas duas doses da vacina, que ainda protege contra a rubéola e a caxumba.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os congonhenses a manterem seus cartões de vacina atualizados, contribuindo, assim, para sua segurança. É importante levar o documento até a UBS mais próxima, onde os profissionais vão verificar a necessidade de imunização não só contra o sarampo, mas contra qualquer outra doença. As agentes comunitárias de saúde também estão passando de casa em casa para verificar o documento e orientar os moradores.

Sarampo

Segundo dados do Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas incluem febre alta, acima de 38,5°C; exantema maculopapular generalizado; tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento do exantema. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença.