Rio Espera

Banda de Música de Rio Espera recebe mais dois instrumentos

25/07/2018

A Corporação Musical “Santa Cecília” de Rio Espera foi contemplada com a doação de dois novos instrumentos musicais, através do através do Programa “Bandas de Minas”. 

A cerimônia de entrega aconteceu durante um Encontro de Bandas no Parque Municipal na Capital Mineira onde o Presidente da Corporação, José Mauricio Rangel, e Maria Sônia (componente da primeira formação da Banda) receberam das mãos do Secretário Adjunto de Cultura do Estado os dois instrumentos.

Segundo José Maurício, a Corporação foi contemplada com seis instrumentos do edital de 2017 do Programa, sendo 02 clarinetes, 02 trombones de vara, 01 trompete e 01 par de pratos. Eles receberam os dois clarinetes e os outros serão entregues futuramente. “Esses dois novos instrumentos serão de grande valia para a nossa Banda. Em fevereiro de 2017 recebemos a doação de alguns outros instrumentos que já utilizamos e esses dois novos  complementarão o nosso acervo”, concluiu José Maurício.

 

O Programa

O Programa “Bandas de Minas” tem o objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira e contempla diversos municípios com a entrega de instrumentos de sopro, metal e percussão de qualidade, que  contribuem para a manutenção e aperfeiçoamento dos seus conjuntos musicais para a prática e apresentações musicais.

Sobre a Corporação Musical “Santa Cecília”

Criada em 1984, a Corporação Musical “Santa Cecília” de Rio Espera teve como idealizador o saudoso Monsenhor Francisco. Na época, o maestro Geraldo Macedo conquistou um grande número de jovens da cidade com uma turma de aproximadamente cem alunos, sendo que surgiram trinta e seis músicos que começaram a tocar as primeiras músicas na rua com seis meses. 

A Jovem Banda de Música, como era chamada, era a alegria da cidade quando tocava. Participava de eventos, aniversários, ordenações, festividades da igreja, eventos da Prefeitura e inaugurações. Eram cerca de seis apresentações por mês e quase todos os domingos a banda tocava em frente à Igreja Matriz. O primeiro maestro foi Geraldo Macedo que permaneceu por um bom tempo na banda. 

Depois dele passaram por ela os maestros Jorge Senra de Conselheiro Lafaiete, Geraldo de Pinheiros Altos, Luiz de Capela Nova, Cláudio de Cipotânea até chegar ao Eli, que é maestro da banda há mais de treze anos. Durante esses trinta e três anos de banda, a Corporação teve a sua sede em diversos lugares e acabou retornando para a sua antiga sede, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.  Atualmente a Corporação luta com dificuldade para se manter e preservar sua história.