Congonhas

Defesa Civil de Congonhas agiu rápido após acionamento involuntário de sirene na área da barragem da CSN

06/08/2018

Após ter sido avisada pela comunidade da região do bairro Residencial do acionamento de uma sirene de emergência instalada na barragem Casa de Pedra, de propriedade da companhia CSN, o que ocorreu por volta das 13h do sábado, 04 de agosto, a Defesa Civil Municipal fez contato imediatamente com a empresa.

A CSN garantiu que o acionamento não partiu de nenhum de seus funcionários ou mesmo da empresa contratada pela instalação do equipamento. Em seguida, a Defesa Civil se dirigiu à região daquele bairro de Congonhas para tranquilizar os moradores, ao mesmo tempo em que emitiu uma nota que foi lida ao vivo algumas vezes nessa tarde na Rádio Congonhas, com o mesmo objetivo. A CSN também divulgou nota prometendo tomar providências quanto ao ocorrido.

Sobre a instalação da Sirene

Esta sirene é uma das cinco unidades instaladas pela empresa mineradora em sua área e nos bairros próximos à barragem Casa de Pedra. Elas constam do Plano de Ação de Emergência da Barragem de Casa de Pedra, do qual fazem parte ainda a Polícia Miiitar, Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual, o Núcleo de Emergência Ambiental – (NEA), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Papel da Defesa Civil

A função da Defesa Civil Municipal neste Plano é fiscalizar todas as ações, inclusive o adequado funcionamento do sistema de sirenes. Por isso já solicitou à CSN laudo técnico sobre o ocorrido neste sábado.

O Plano vem passando por ajustes desde 2017. Até agora já foram realizados três simulados: os de dezembro de 2017 e de junho de 2018 visaram a testar o funcionamento das sirenes. O de 29 de julho deste ano serviu avaliou este sistema e serviu de treinamento de deslocamento da população para um determinado ponto de encontro.