Ouro Branco

Prefeitura de Ouro Branco assina Termo de Aditivo para realização de partos de gestantes no Hospital FOB

Medida será adotada até o término da reforma e adequação do Bloco Cirúrgico do Hospital Raymundo Campos.

06/08/2018

A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementa uma série de medidas para a melhoria da Gestão da Saúde no município. Nessa segunda-feira (06/08), a prefeitura e o Hospital FOB assinaram um Termo de Aditivo para a realização, no Hospital FOB, dos procedimentos obstétricos das pacientes da Rede Pública Municipal de Saúde que residem em Ouro Branco. Esse atendimento as pacientes acontece tendo em vista a proximidade do início das obras para reestruturação do Bloco cirúrgico do Hospital Raymundo Campos (HRC). A medida tem validade até a conclusão das adequações no Bloco cirúrgico do HRC. Participaram do ato de assinatura do Termo o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, a equipe da diretoria do HRC e a diretoria do Hospital FOB.

Análise de demanda

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram analisadas as variáveis e considerados os dados técnicos como a média de partos por mês realizados no HRC e a distância de centros de referências dentro do sistema do SUS que estão instaladas nos Municípios vizinhos mais próximos que são Conselheiro Lafaiete e Congonhas, à aproximadamente 20 quilômetros de distância.

Também foi levado em consideração que a FOB é a única prestadora dos serviços técnicos necessários para fazer face as necessidades do atendimento desse tipo de paciente nas proximidades. Além disso, sensibilizado pela necessidade premente da Secretaria de Saúde, o Hospital FOB propôs uma redução dos valores cobrados.

Vale salientar que pela assinatura do Termo serão atendidas gestantes de risco habitual, ou seja, as pacientes de alto risco continuam seguindo o fluxo prévio de encaminhamento na Rede para as cidades referência como Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Belo Horizonte. Em função de que o Hospital FOB não dispõe de UTI neonatal.

Novo fluxo de encaminhamentos e pacientes contempladas

As gestantes que serão atendidas por meio do Termo entre o Hospital FOB e a Secretaria de Saúde terão que fazer todo o pré-natal na Rede Pública e serem residentes na cidade de Ouro Branco. A declaração é fornecida pela UBS de referência e renovada a cada consulta.

Todas as gestantes farão no mínimo 3 consultas com obstetras durante o pré-natal. Atualmente, o acompanhamento é feito exclusivamente pelos médicos do PSF. O obstetra só é consultado em casos de constatação de anormalidade.

Neste novo fluxo haverá consulta obstétrica programada no início do segundo trimestre de gravidez e no início do terceiro trimestre da gestação. Ambas agendadas no ambulatório do HRC. A terceira consulta, mais próxima da data do parto, será no Hospital FOB.

As gestantes terão oportunidade de registrar sua opinião sobre todo o processo, pois receberão um questionário com esta finalidade.

Reforma e adequação do Bloco Cirúrgico

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do HRC e maximizar os serviços e uso dos recursos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará nos próximos meses a reforma do Bloco Cirúrgico do HRC. A medida visa melhorar a eficiência na gestão, a qualidade no atendimento e adequar as condições de trabalho com foco na melhoria da prestação de serviços à população.

Mais informações sobre o novo sistema de atendimento as gestantes na Secretaria Municipal de Saúde (31) 3938-1120 Anexo I - 13h às 18h e HRC (31) 3938- 1156