Conselheiro Lafaiete

Alunas da Engenharia Ambiental da FASAR apresentam trabalho em evento científico internacional

29/08/2018

A Faculdade Santa Rita – FASAR – marcou presença no IV Fórum Latino-americano de Engenharia e Sustentabilidade & XVI Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental, que ocorreu no final do mês de julho em Palmas, no Tocantins. O evento teve como objetivo reunir estudantes e profissionais da área em uma série atividades, como palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas e atividades de lazer, complementando a formação científica, política, crítica e cultural dos participantes

As alunas Iara Gomes e Polyanna Lobo apresentaram o trabalho “AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA HIDRÁULICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS”, sob a orientação do professor de Engenharia Ambiental Igor Messias.

A ideia do trabalho surgiu após o minicurso “Novo Modelo de Licenciamento Ambiental em Minas Gerais”, ministrado pelo professor Igor durante a Semana das Engenharias e Arquitetura FASAR 2018 com o intuito de investigar cientificamente as alterações dos critérios mínimos de regularização ambiental de empreendimentos hidrelétricos em Minas Gerais e contribuir para o engrandecimento do conhecimento sobre o tema.

Para as alunas participantes, que iniciam o último período de sua graduação, “a participação representa mais segurança e capacidade para a nova etapa que se aproxima após formadas, através de uma experiência ímpar e de grande valor, além de um currículo mais completo”.

A FASAR apoia a construção e difusão do conhecimento através de experiências como fóruns, seminários e outros eventos educativos. O professor Igor relata que “a preparação do aluno tanto para o mercado de trabalho quanto para a sequência de sua vida acadêmica é preocupação constante na FASAR, pois o sucesso do aluno representa o sucesso de toda a equipe”.

O coordenador de Engenharia Ambiental da FASAR, doutor Raphael de Vicq, relata que essas participações são frequentes, pois desde 2011 alunos e professores do curso tem trabalhos aprovados em congressos de grande importância.