Congonhas

Prefeitura de Congonhas e Igreja preparam grande infraestrutura para o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

04/09/2018

Todos os anos, congonhenses e romeiros esperam ansiosos setembro chegar para celebrarem juntos o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil e que teve início em 1780. Por isso, a Prefeitura de Congonhas organiza, em parceria com a Reitoria da Basílica, uma grande infraestrutura para o evento. Uma comissão designada pelo prefeito Zelinho cuida de tudo para que congonhenses e romeiros tirem o melhor proveito das celebrações religiosas e do comércio que se instala em regiões próximas ao Santuário. São cerca de 200 servidores zelando para que a ordem seja mantida na cidade, mesmo com o fluxo de cerca de 300 mil pessoas neste período que vai de 7 a 23 de setembro.

São muitos detalhes para se cuidar. Seguindo as normas do Projeto de Incêndio e Pânico elaborado pela Defesa Civil, que se encontra em fase de avaliação pelo Corpo de Bombeiros, a Prefeitura aluga 160 barracas padronizadas, feitas com estrutura metálica e lona anti-chamas que são realugadas para os comerciantes. Estas ficam instaladas acima do pontilhão da MRS na praça Dom Helvécio, na Ladeira Bom Jesus em frente à Praça São José e ao Museu de Imagem e Memória, rua Paulo Mendes, Praça Santo Afonso e na rua Dom Rodolfo. Em decorrência, não haverá a praça de alimentação, que era montada na Romaria, já que esta fechada para de obras. As barracas que serão utilizadas em áreas privadas também devem seguir estas normas.

Também foram locados pela Prefeitura bebedouros, que ficarão no pé da Ladeira Bom Jesus, também na altura do Museu de Imagem e Memória, na Alameda das Palmeiras, no Jardim dos Passos e na Praça Bandeirantes, além de 90 banheiros químicos que serão distribuídos nas proximidades do Santuário, rua Noemia Ferreira Logo, Vila São Vicente, Praça Bandeirantes, Praça Olímpica, na Praia, e no Centro da Cidade.

Entre 7 e 17 de setembro, funcionarão postos de atendimento médico no Museu de Congonhas, Praça Bandeirantes e na rua Pedro Arges, próximo à Igreja São José Operário. Entre 15 e 23 de setembro, permanecerá ativo somente o da Praça Bandeirantes.

A Prefeitura também dá suporte à Polícia Militar contratando seguranças e brigadistas. Estes últimos atuam, sob coordenação da Defesa civil, no resgate de pessoas que passam mal durante o Jubileu. Haverá postos de comando no antigo prédio da Rádio Congonhas, na Basílica, no pontilhão do início da Ladeira e uma Base comunitária na praça Bandeirantes. Há ainda três guaritas. A cidade receberá reforço policial de Belo Horizonte, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena.

Governo Municipal ainda realiza fiscalização do alinhamento das barracas, a obstrução da via pública que impede o livre trânsito de pedestres e veículos oficiais e o controle dos vendedores ambulantes dentro do percurso. A Vigilância Sanitária adotarás medidas de orientação e correção de situações que possam causar danos à saúde da população, relacionadas ao consumo de alimentos e bebidas.

Além de custear o valor do aluguel do palco e as tendas instaladas em frente à Basílica, a Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos fica responsável pelas celebrações religiosas, com apoio de toda a Arquidiocese de Mariana.