Conselheiro Lafaiete

Setembro Verde tem início neste fim de semana e comemora os 20 anos da LESMA

Participação no Desfile de Sete de Setembro e lançamento de livro no sábado (08) marcam o início da programação que segue durante todo o mês.

05/09/2018

Inaugurando oficialmente a programação do Setembro Verde 2018, a Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA participa, nesta sexta, (07/09), do tradicional desfile de Sete de Setembro em Conselheiro Lafaiete. A LESMA irá desfilar junto com a Escola Estadual Monsenhor Horta que, em seu enredo, presta homenagem às artes e à cultura local. Fundadores, membros da diretoria, poetas, ambientalistas e parceiros da entidade que, este ano, completa 20 anos de existência estarão na avenida Telésforo Cândido de Rezende, onde a entidade irá apresentar sua trajetória.

Fundada em 15 de novembro de 1998, no bairro Santa Matilde (Região Sul de Conselheiro Lafaiete) pelo poeta e professor Osmir Camilo Gomes e o psicólogo e agente social José Odilon Rodrigues Pereira, a Liga Ecológica Santa Matilde surgiu com o objetivo de resgatar do time do Industrial, que estava desativado. Incentivando a juventude e os talentos do bairro, surgiu o “Jornal da Lesma”, informativo eco-cultural que deu visibilidade ao trabalho na ONG em seu nascedouro. Em 2001 foi fundado o “Recital Lesma Poesia” através do encontro entre poetas da Santa Matilde e da Vila Rezende (Região Nordeste da cidade). Daí pra frente a LESMA foi crescendo, estabelecendo parcerias com ações culturais e ambientais em Conselheiro Lafaiete, que logo se estenderam para as regiões do Alto Paraopeba e Vale do Piranga. Em 2006 a LESMA iniciou seu trabalho editorial publicando o livro/CD “Conselheiro”, trabalho coletivo e autoral reunindo artistas regionais. Hoje a “Lesma Editores” tem 34 títulos em seu catálogo. O amadurecimento da entidade foi se dando de forma gradativa com o desenvolvimento de projetos como o Abril Poético, Caminhos de Queluz, Setembro Verde, Caminhos de Conselheiro Lafayette e Lesma Poesia Social.

Conselheiro Lafaiete no DNA

Hoje, após 2 décadas de atuação a LESMA é uma ONG que prima pelo coletivo e por levar o nome e a cultura de Conselheiro Lafaiete não só por Minas Gerais, mas pelo Brasil com ações referenciais em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas.

O Setembro Verde, cuja programação de caráter transversal agrega meio ambiente, educação, cultura, esporte e regate social, é realizado anualmente no mês de abertura da Primavera. Este ano o projeto ocorerrá nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Queluzito e São João del Rei e termina no dia 30 deste mês.

 

AGENDA

 

Dia: 07 de setembro de 2018 (sexta-feira)

Local: Avenida Telésforo Cândido de Rezende, a partir das 8 horas

Evento: Desfile de Sete de Setembro

 

Dia: 08 de setembro de 2018 (sábado)

Local: Solar Barão de Suassuí (rua Barão de Suassuí, 106 – Centro), 20 horas

Evento: Lançamento do livro “Simples assim”, de Doralice Ferreira Coelho

Contatos: grupolesma@gmail.com Fones: (31) 9 9399-2345 / 9 8667-0430