Congonhas

Comitiva portuguesa chega a Congonhas para conhecer o Jubileu e fortalecer parceria

10/09/2018

Unidas pela devoção ao Senhor Bom Jesus, Congonhas e Matosinhos (Portugal) têm estreitado cada vez mais suas relações. Uma comitiva portuguesa chegou à Cidade dos Profetas ontem domingo (09/09) para conhecer o tradicional Jubileu e definir as regras do novo acordo de geminação. Uma série de parcerias entre os dois municípios pretende estabelecer oportunidades em torno da fé, arte, cultura, gastronomia, economia e inovação.

A comitiva, formada pelo vereador da Cultura, Fernando Rocha, pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural e Econômico, Clarice Castro, pelo historiador Joel Cleto, pelo pároco da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, Antônio Mendes e pelo arquiteto Antônio Carlos de Oliveira Coelho, será recepcionada pelo prefeito Zelinho nesta segunda-feira, 10. No mesmo dia, eles visitarão o Santuário do Senhor Bom Jesus. Às 18h, o historiador João Cleto vai ministrar uma palestra no Museu de Congonhas.

Nos próximos dias, a programação inclui visitas guiadas ao Parque Ecológico da Cachoeira e ao Museu de Congonhas. O grupo também passará pelo museu de Inhotim, em Brumadinho, e pelas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes.

Acordo de geminação avança

Em maio, a convite da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, uma comitiva congonhense visitou a cidade portuguesa durante as festividades em homenagem ao Senhor de Matosinhos, estreitando, assim, os laços de cooperação entre ambas. Na ocasião, foi selada a retomada da parceria.

A retomada da parceria entre as duas cidades, que uniu os dois povos entre 1986 e 1996, teve um capítulo especial em janeiro deste ano, durante a visita a Congonhas da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (cargo que equivale ao de prefeito no Brasil), de Luísa Salgueiro. Na ocasião, o prefeito Zelinho tratou da retomada do compromisso de retomar a geminação e, na sequência, instituiu uma comissão para buscar meios de reativar a parceria, ampliando para as necessidades da atualidade.

Já existe em Congonhas uma comissão formada para reativar este compromisso de geminação com Matosinhos, formada pela secretária de Cultura, Miriam Palhares, pela vereadora Patrícia Monteiro, a servidora municipal Vanda Lúcia, o diretor de Turismo, Francisco Barbosa, o diretor-presidente da FUMCULT e secretário de Comunicação e Eventos, Sérgio Rodrigo Reis, a secretária executiva da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Ana Alcântara, e o procurador adjunto, Carlos Felipe.