Gerais

Incêndio na Serra de São José mobiliza força tarefa com 40 profissionais

10/09/2018

No início da tarde de domingo (09/09), por volta de 13 horas, equipes de Bombeiros de São João del Rei foram acionadas por  funcionários do Parque Estadual da Serra de São José, localizado entre os municípios de Tiradentes e Santa Cruz de Minas, onde segundo os mesmos vários focos de incêndio atingiram aquela unidade de conservação.

No local, Bombeiros iniciaram os trabalhos sendo apoiados por cerca de 40 profissionais como brigadistas do parque, Bombeiros voluntários da cidade de Tiradentes, funcionários da Cia de água da cidade de São João del Rei e Policiais Militares através de  diversos materiais de combate a incêndio florestal como mochilas costais e abafadores. As equipes conseguiram debelar parcialmente o incêndio que atingiu cerca de 15 hectares de vegetação rasteira e pequenos  arbustos nos locais conhecidos como Mangue, Poço Fundo, Pacu, Barragem, Paredão do Carteiro e também próximo à divisa com a Mineração Ômega.

 

Neste trabalho nas áreas de difícil acesso como os paredões foram utilizadas aeronaves de combate a incêndio modelo Air Tractor do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e um Helicóptero pilotado por policiais militares. As aeronaves eram abastecidas por caminhões do Corpo de Bombeiros que ficaram estacionadas no Aeroporto.

Apesar do trabalho intenso que se estendeu durante toda a noite, a Corporação informou que os focos não foram totalmente extintos e na manhã de hoje (10/09), as equipes retornam ao local para uma avaliação e os trabalhos prosseguem.