Rio Espera

Rioesperense se destaca na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos aqui no Brasil

25/10/2016

A pacata cidade de Rio Espera revela várias belezas e muitos talentos. Em cada canto do município residem cidadãos que revelam grandes histórias. Há também aqueles que não residem na cidade, mas que por onde passam levam o nome da terra natal e se destacam no lugar onde vivem. A rioesperense Luciana de Miranda Moreira, filha do senhor Raul e dona Dalva, é uma dessas pessoas que saiu de Rio Espera e que se destacou com seu trabalho.

Formada em Educação Física, Fisioterapia, com três pós-graduações de Educação Física Escolar, Treinamento Esportivo Adaptado e Docência Superior e, ainda, Mestrado em Engenharia Biomédica, Luciana participou recentemente da organização de um dos maiores eventos esportivos realizados nesse ano aqui no Brasil: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

Luciana ao lado dos irmãos que foram voluntários nos jogos

Em entrevista ao nosso Portal de Notícias, ela disse que trabalha com modalidades paralímpicas há muitos anos e em 2002 ela conheceu a bocha: “Foi muito bacana conhecer esse esporte e muitos atletas eram pacientes na clínica da faculdade que eu estudava Educação Física. O voleibol sentado estava vindo para o Brasil e na época eu já conversava com a faculdade para montar um centro de treinamento. Foi aí que conseguimos levar atletas que foram selecionados para o Pan em 2003”, explicou. Em 2005 ela teve três atletas convocados para a Seleção Brasileira de vôlei sentado, também foi convocada como Preparadora Física e foi aí que começou a frequentar esses campeonatos maiores.

 Luciana participou do primeiro mundial em 2005 e voltou com a medalha de bronze com o voleibol sentado do Brasil. Participou do mundial de 2006 e em 2010 do campeonato Paramericano e ganhou a medalha de prata. Ela ainda foi para a disputa do Parapan em 2011 e em Londres como Preparadora Física. Quando retornou, Luciana se distanciou um pouco dos esportes por causa da faculdade de Fisioterapia. Ao terminar, ela se tornou Fisioterapeuta das equipes do SESI São Paulo de Paralimpíadas e, por essa vivência com o esporte, foi chamada para participar do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

De acordo com ela, essa participação foi de grande valia para a sua carreira e muito importante para a sua vivência pessoal: “A participação nos jogos contribuiu muito para a minha carreira profissional e foi muito bacana. Como pessoa enaltece, porque você trabalha em um local que tudo é muito grandioso e você aprende a resiliência, a ter a paciência de entender que cada coisa tem seu tempo. Tornei-me uma profissional mais madura e com uma bagagem enorme, ainda mais sendo os jogos realizados aqui no Brasil. Foi muito prazeroso”, destacou.

A rioesperense mora atualmente em Mogi das Cruzes, São Paulo, e trabalha no Comitê Paralímpico.  Nosso Portal de Notícias a parabeniza e que continue com todo esse trabalho engrandecedor que fará parte da sua carreira brilhante.

 

Luciana ao lado da equipe de trabalho e a sua participação no Sportv