Cultura

Organista Delphim Rezende se apresenta ao Órgão da Matriz de Tiradentes

Obras de Byrd, Storace, Scarlatti e Haendel estão no repertório do concerto especial na Matriz de Santo Antônio.

11/09/2018

A cidade de Tiradentes (MG) recebe, no dia 14 de setembro (sexta-feira), às 20h, o organista Delphim Rezende Porto Junior em um concerto especial ao Órgão da Matriz de Santo Antônio.

No programa, obras de William Byrd, Stephen Storace, Domenico Scarlatti e Georg Haendel. O organista Delphim Rezende Porto Junior conta que a influência italiana na música de Portugal e suas colônias nos séculos XVI, XVII e XVIII. Com especial destaque, há o período do reinado de D. João IV (1604-1656), que era um músico e teórico notório, tendo produzido obras musicais e ampla literatura musical cortesã. 

O organista também chama a atenção para as peças que encerram o concerto. São duas sonatas do italiano Domenico Scarlatti, grande virtuose de seu tempo, que passou boa parte da vida artística no mundo ibérico e dedicou as partituras de suas sonatas ao Imperador do Brasil. 

Delphim Rezende Porto Junior

Organista, cravista e regente, Delphim iniciou seus estudos de piano moderno com a polonesa Donata Lange, na Universidade Livre de Música, em São Paulo. É mestre e doutor em Musicologia pela ECA-USP, sob a orientação de Mônica Lucas e Giuseppe Gerbino, da Universidade Columbia de Nova York. Atualmente, aperfeiçoa-se aos teclados históricos do cravo, órgão e clavicórdio com Peter Sykes, da renomada Juilliard School, também em Nova York. Foi aluno de Nicolau de Figueiredo e Elisa Freixo, especializando-se no repertório renascentista e barroco escrito para os teclados históricos, aos quais se dedica no âmbito acadêmico e performático.

 

Serviço

Delphim Rezende Porto Junior em Tiradentes (MG)

Dia: 20/09 – sexta-feira
Horário: 20h, na Igreja Matriz de Santo Antônio

Entrada: A partir de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20 (meia).