Cultura

Congonhas recebe Minas ao Luar

25/10/2016

Os ritmos marcantes do Congado e a música tipicamente brasileira prometem encantar Congonhas. Neste sábado, 29, a cidade receberá o "Minas ao Luar", realizado pelo Sesc Minas, em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, e com o Sindcomércio, e apoio da Rede Globo.

A apresentação, que será na Praça 7 de Setembro, na Matriz, às 20h30, terá a participação da Associação Guarda de Marujo Marinheiros Sereia do Mar, do bairro Residencial. O evento terá presença, ainda, do grupo Canela de Ema, de Ouro Branco, e do animador cultural, Gonzaga Medeiros.

O "Minas ao Luar" é um projeto de valorização da música brasileira e das culturas populares tradicionais, por meio de apresentações artísticas gratuitas e de qualidade. Promove o diálogo e intercâmbio com as manifestações culturais tradicionais locais e leituras contemporâneas.

Artistas

A Associação Guarda de Marujo Marinheiros Sereia do Mar foi fundada em 1995 em Congonhas. Além de participar ativamente das festas tradicionais do Município, a entidade promove oficinas, como a de tambor, e incentiva a cultura e a arte.

O Canela de Ema trabalha com canções autorais e releituras de grandes clássicos. Criado em 2008, em Ouro Branco, o nome do grupo vem de uma planta encontrada na serra da cidade, fazendo alusão ao ponto de encontro dos integrantes, já que cada um é de um lugar diferente de Minas.

Trânsito

A Diretoria de Trânsito, por meio de seu Departamento Operacional, informa que o trânsito da Praça 7 de Setembro, na Matriz, será interditado nesta quinta-feira, 27, às 7h, para a preparação do Minas ao Luar. O tráfego será liberado somente no domingo, 30, às 14h.

Veículos leves poderão trafegar atrás e dos lados da Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.