Conselheiro Lafaiete

Após mais de seis anos de paralisação prefeitura de Lafaiete reabre a Rua Alfredo Elias Mafuz

01/10/2018

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete realizou na manhã do sábado (29/09) a cerimônia de reabertura da Rua Alfredo Elias Mafuz, uma das obras mais esperadas pela população, principalmente pelos moradores e comerciantes da região. O evento contou com expressiva presença de populares, empresários e autoridades que prestigiaram o relevante momento.

No início da manhã, antes da cerimônia e em comemoração a este tão relevante acontecimento, foi oferecido um café no Supermercado Brasil, momento em que autoridades, empresários e clientes puderam se confraternizar e celebrar a reabertura da rua.

Em seu pronunciamento, o prefeito Mário Marcus não escondeu a imensa satisfação em ter concluído esta importante obra tão aguardada pelos moradores e empresários locais que tanto sofreram com sua interdição ocorrida há mais de seis anos. Ele citou as inúmeras dificuldades pelas quais passaram os moradores que precisavam desviar seu trajeto por outros bairros para terem acesso ao centro da cidade, lembrou também de comerciantes que sofreram prejuízos irreparáveis que, em alguns casos culminou no fechamento do comércio. Mário Marcus também falou sobre o esforço da administração para recuperar o convênio que estava quase vencendo e para fazer as adequações necessárias ao projeto inicial.    “Tivemos que correr para fazer um novo projeto que contemplasse a captação de água desde o Bando da Lua até o Supermercado Brasil. Caso contrário, todas estas águas iriam para as casas do Triângulo. O projeto não contemplava a drenagem. Fomos a Brasília conseguimos a aprovação. Renegociamos com a empresa vencedora da licitação que estava em litígio a Justiça com o Município. Com complementação de recurso próprio de apenas R$97 mil conseguimos, enfim, terminar esta obra”, destacou. Ao encerrar sua fala Mário Marcus também listou outras obras que se encontravam paralisadas que têm recebido atenção da administração e estão sendo concluídas, como por exemplo, a Rua Dr. Zebral que foi liberada no ano passado e o Museu Ferroviário recentemente reaberto ao público, entre outras. Ressaltou ainda que a administração não irá perder nenhum convênio como aconteceu em gestões anteriores e citou próximas inaugurações como a Casa do Artesanato, dois PSFs no Bairro São João e um no Bairro Resende. E disse aos moradores do Bairro Triângulo que muito se empenhará na busca de recursos para asfaltar o bairro.  

 

Em nome de todos os comerciantes da Rua Alfredo Elias Mafuz, o empresário Carlos Lana fez um agradecimento ao Prefeito Mário Marcus. Ele ressaltou que a reforma da Alfredo Elias resgata uma dívida antiga com a região e que a reabertura da via propiciará mais progresso para a região com impactos positivos na economia e mobilidade urbana.

O Pároco da Paróquia do Bom Pastor, no Bairro Santa Matilde, Revmo. Padre Roberto Bruno de Carvalho comentou que o Prefeito Mário Marcus adotou a obra da Alfredo Elias e que o compromisso executado dá credibilidade ao governo. Em seguida convidou a todos para uma oração e deu a benção final.

Morador do bairro Santa Matilde, o ex-vereador Hélio Francisco de Oliveira, o Hélio Ferro Velho, demonstrou sua satisfação na conclusão da obra que vem se arrastando há quase sete anos. “Graças ao prefeito Mário Marcus que vem lutando sempre para que se concluísse esta obra e hoje ele está vivendo este momento de realidade. A gente sabe que não é fácil o recurso do município é pouco, mas pela garra, pela honestidade, transparência e vontade de mostrar serviço para o povo de Lafaiete hoje estamos inaugurando esta grande obra”, comemora.

 

Morador mais antigo da Rua Alfredo Elias Mafuz, Sr. Mauro Gonçalves Ferreira, está feliz e também comemora a reabertura da rua. Ele lembra com tristeza os desabamentos ocorridos em 2012 e as dificuldades passadas pelos moradores durante todos estes anos. Parabenizou o Prefeito Mário Marcus e comentou que está acompanhando a administração e tem conhecimento que, além desta obra e apesar dos poucos recursos, tem feito várias obras em outros lugares. “Está de parabéns o prefeito”, disse com o entusiasmo de quem acabou de ganhar um presente.

Após a cerimônia um desfile com a participação de motos e carros antigos com do Clube Garagem Antiga e do dos motoclubes Duas Rodas e Mamutes do Asfalto marcaram a abertura da via. Encerrando a manhã festiva que contou com a presença de músicos das corporações musicais de Conselheiro Lafaiete foi realizado o desenlace da fita inaugural, sinalizando desta forma a reabertura da Rua Alfredo Elias Mafuz.