Conselheiro Lafaiete

Giovanny Laporte estreia na política com mais de 16 mil votos e conquista suplência do PRTB mineiro

10/10/2018

Após o resultado nas urnas, candidato a deputado estadual, Dr. Giovanny Laporte agradeceu os 16.293 votos conquistas na eleição do domingo, 07/10. Dr. Giovanny foi o segundo mais votado pelo PRTB de Minas Gerais e será suplente do repórter Rafael Martins que foi eleito deputado.

Ao agradecer o apoio recebido, Dr. Giovanny que foi o segundo mais votado em Conselheiro Lafaiete com 7.540 votos, lembrou das inúmeras manifestações de apoio que de forma voluntária recebeu durante a campanha.

O candidato disse ainda ter saído fortalecidos das urnas. “Agradeço a todos que depositaram a confiança do voto com o clamor pela mudança na política. Durante toda a campanha foram muitos os que abraçaram o nosso projeto nos ajudando a levar a proposta de renovação para várias cidades. Sou muito grato por tudo o que fizeram por mim e por aqueles que caminharam comigo. Acredito que saímos fortalecidos para novos projetos. Afinal foi a primeira vez que coloquei meu nome para apreciação do eleitorado. Vou continuar trabalhando pelo social como sem fiz, com foco voltado principalmente para a saúde e empregabilidade e o apoio ao esporte. Que Deus recompense a todos”, disse Dr. Giovanny.

A coordenação da campanha analisou também o trabalho realizado e o resultado. A estratégia montada foi para que o candidato alcançasse os 25 mil votos para se eleger. As chances de Giovanny Laporte eram reais desde o início do planejamento dos trabalhos, mas, esbarrou em questões lamentáveis e alheias ao trabalho da equipe, como a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos em que ele aparecia em terceira colocação com apenas 2% de preferência do eleitorado. Urnas abertas, ele obteve 12,17% dos votos dos lafaietenses, sendo o segundo mais votado em Conselheiro Lafaiete e no seu partido, ficando como primeiro suplente de Rafael Martins, deputado eleito pelo PRTB.

Para a equipe que esteve em torno de Giovanny Laporte nestas eleições Conselheiro Lafaiete perdeu uma grande chance de pela primeira vez na história ter dois deputados estaduais.  Ana Paula Siqueira, da Rede, partido com o qual o PRTB coligou foi eleita com 23.372 votos; índice que Laporte poderia ter alcançado com uma votação mais expressiva em Lafaiete.  Mesmo respeitando a vontade popular representada através do voto, a interpretação é que a situação poderia ter sido diferente, já que a história mostra a tendência de alguns eleitores ainda decidirem o voto por aqueles que lideram pesquisas, ou quando são induzidos a pensar que algum concorrente não tem condições de ser eleito. Esta indução ocorre através de análises e divulgação de resultados destas pesquisas feitas, muitas das vezes, por grupos ligados a determinado candidato, já visando esta estratégia maléfica. Esta atitude acaba prejudicando demais concorrentes e em instância maior, toda uma cidade e região.