Conselheiro Lafaiete

Já começou o Circuito Gastronômico Sabores das Villas

O primeiro Circuito Gastronômico da Região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga contará com a participação de 12 cidades.

18/10/2018

Foi realizado no último domingo, dia 14 de outubro, na Praça do Cristo, o Circuito Gastronômico “Sabores das Villas”, onde nove estabelecimentos de Lafaiete, elaboraram deliciosos pratos com ingredientes regionais.

O Circuito Gastronômico de Lafaiete foi promovido pelo Circuito Villas e Fazendas, pela Prefeitura Municipal de Cons. Lafaiete, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. A organização se preocupou em fazer muito além de um Circuito Gastronômico, pois antes de começar o festival, foram oferecidas capacitações, onde os estabelecimentos participantes, tiveram troca de experiências, inovação e diferentes perspectivas, contando com a consultoria de profissionais do setor gastronômico, orientações sobre documentação empresarial, saúde financeira, manuseio de alimentos e fidelização de clientes. Uma das exigências era que os participantes tivessem o Alvará de Funcionamento.

Outra preocupação do Circuito Gastronômico é a sustentabilidade, pois foi comercializado copos personalizados e ao final do evento, caso o participante quisesse devolver o copo, ele receberia de volta o dinheiro investido. Tal ação, foi para diminuir o lixo e proteger o meio ambiente.

Também foi um dos objetivos do Circuito Gastronômico “Sabores das Villas” valorizar e incentivar os produtores rurais de nossa região e também a agricultura familiar, pois cada estabelecimento receberá um cadastro com todos os produtores rurais de nossa região.

 

Todos os estabelecimentos receberam um troféu de participação. O vencedor municipal, foi Sallum Culinária Árabe e Brasileira, que recebeu além do troféu, a quantia de R$300,00 e o campeão regional, sairá da etapa regional, que acontecerá em Itaverava no dia 25 de novembro, onde o campeão receberá troféu e a quantia de R$1.000.

O curso de Engenharia de Controle e Automação, da Fasar, desenvolveu um programa de votação, o que garantiu ainda mais confiabilidade ao evento.

Participaram do Circuito Gastronômico, em Lafaiete, os seguintes estabelecimentos:

  • Aki em Casa
  • Botequim 22
  • Deck Choperia
  • Garrafaria Botequim
  • Hunos Bier
  • Ibiza Steak e Beer
  • Mambal
  • Moinho Velho
  • Sallum Culinária Árabe e Brasileira

“Este projeto pretende fomentar o turismo gastronômico na região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, com a valorização da gastronomia local e melhoria nos serviços prestados no setor, consolidando ainda mais nossa região através de nossa culinária. Minas Gerais já é uma referência e queremos consolidar o Circuito Villas e Fazendas como uma região para se comer bem! Nós buscamos através deste Circuito Gastronômico, ajudar os estabelecimentos com cursos, palestras e visitas técnicas com profissionais da área alimentícia e com chefs de cozinha. Queremos também que os participantes consigam adquirir bons produtos e com preço acessível, através do agricultor familiar de nossa região. A etapa de Lafaiete foi um sucesso, tivemos um grande número de pessoas prestigiando o evento, apreciando uma boa comida em um ambiente agradável. As pessoas compraram nosso copo personalizado e assim diminuímos nosso lixo e garantimos consciência ambiental ao evento”, finaliza a presidente do Circuito Clarissa Alves.

O primeiro Circuito Gastronômico da Região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga contará com a participação de 12 cidades, sendo eles Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira e as próximas etapas acontecerão durante os meses de outubro e novembro deste ano.

São patrocinadores do evento: Bytes - Programa de Fidelidade, Supermercado Brasil, Fasar – Faculdade Santa Rita e Prefeituras Municipais associadas.

Edição em Senhora de Oliveira