Ouro Preto

Ouro Preto recebe a 41ª Semana do Aleijadinho

Os 50 anos do museu que leva o nome do escultor será o tema central da Semana, que reúne especialistas em patrimônio e arte de todo o Brasil.

09/11/2018

Entre os dias 12 e 18 de novembro, Ouro Preto comemora os 50 anos de fundação do Museu Aleijadinho, durante a 41ª edição da Semana do Aleijadinho. Com o tema “Arte, preservação e cultura”, a Semana tem como objetivo a difusão e o fomento de pesquisas que promovam a preservação do acervo histórico artístico e cultural do País, além de estimular a memória do maior artista colonial brasileiro. O evento é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição junto do Museu Aleijadinho, e tem a programação gratuita.

Para o presidente do Museu Aleijadinho, Cônego Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, a instituição possui um papel muito importante para a comunidade. “Para coroar esse Ano Jubilar preparamos essa Semana do Aleijadinho como um grande presente para toda a comunidade e para o próprio Museu. Além de contribuir para a preservação do Patrimônio, o Museu tem seu papel pedagógico e científico na sociedade”, afirma. As atividades acontecem em diversos espaços que fazem referência ao contexto da arte em Ouro Preto: as igrejas de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, São Francisco de Assis e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que trazem obras do mestre Antônio Francisco Lisboa; além delas, o Anexo I do Museu da Inconfidência, a Casa do Folclore e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) recebem atividades do evento.

Exposições, palestras, mesas redondas, apresentações culturais e exibições comentadas de filmes fazem parte da programação. O longa Vida e obra do Aleijadinho, de Joaquim Pereira, será exibido todos os dias às 15h e às 19h, no Anexo do Museu da Inconfidência. Entre os dias 13 e 16/11, acontece o Seminário sobre arte, preservação e cultura, com a presença de especialistas na área de museologia, restauro, história e música. Serão workshops, oficinas e grupos de trabalho que se estendem ao longo de todo o dia. A FAOP também recebe exposições na unidade do bairro Rosário. A cerimônia de abertura será no dia 12 de novembro, às 19h, no Centro Cultural da FIEMG, na Praça Tiradentes.

Para conferir a programação completa CLIQUE AQUI.