Congonhas

Coral Cidade dos Profetas participa da 41ª Semana do Aleijadinho

15/11/2018

A cidade onde Aleijadinho deixou a sua obra-prima, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas, se une a Ouro Preto para celebrar o grande mestre da arte barroca.  O Coral Cidade dos Profetas, um dos principais grupos em atividade a divulgar a música colonial mineira, participa do encerramento das festividades da 41ª Semana do Aleijadinho, no próximo domingo, 18 de novembro, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Regido pelo maestro José Herculano Amâncio, o Coral, formado por 35 cantores, acompanhados por um quarteto de cordas - dois violinos, uma viola e um ciello, participa da Missa Solene por intenção ao aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e também em Ação de Graças pelos 50 anos do Museu do Aleijadinho.

O repertório é a “Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita. “Para nós, estar presente neste momento solene é uma honra, ainda mais neste local, a Igreja São Francisco de Assis, considerada uma obra prima de Aleijadinho. Reconhecemos também a importância de se apresentar em Ouro Preto, palco de grandes atrações culturais, com reconhecimento mundial”, destaca o maestro. 

Sobre o Coral Cidade dos Profetas

O Coral Cidade dos Profetas foi fundado há 30 anos e, desde a sua criação, está sob a batuta do maestro José Herculano Amâncio. O grupo conta com 40 artistas, entre músicos e cantores. Trata-se de um coral que canta polifônica à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musica à arte sacra colonial mineira. Possui dois álbuns: o “Coral Cidade dos Profetas - Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita" (2012) e o "Coral Cidade dos Profetas - Mestres do Colonial Mineiro" (2017). Prepara o terceiro para lançamento em 2019, “Louvor à Virgem Maria”. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. 

 

Serviço

Coral Cidade dos Profetas apresenta “Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita” - na Missa Solene em memória do aniversário de morte de Aleijadinho. Ação de Graças pelos 50 anos do Museu do Aleijadinho

Dia: 18 de novembro, domingo, às 19h

Local: Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, S/N, Centro - Ouro Preto/MG