Catas Altas da Noruega

Delícias & Cia. de Catas Altas da Noruega foi o grande vencedor da primeira edição do Circuito Gastronômico “Sabores das Villas”

29/11/2018

Cerca de três meses entre a organização e a realização dos doze festivais nos municípios associados, o Circuito Gastronômico “Sabores das Villas” se encerrou no Município de Itaverava no domingo dia 25/11, com a final regional. O público presente degustou os pratos dos 12 finalistas municipais, se encantou com a apresentação da Corporação Musical de Santo Antônio e de Kézia Dornelas, dançou muito ao som da Banda Mago Zen e se emocionou e com a revelação do Campeão Regional, que foi anunciado pela presidente do Circuito Villas e Fazendas, Clarissa Alves.

O estabelecimento Delícias & Cia. do Município de Catas Altas da Noruega, foi o grande vencedor da primeira edição do Festival, levando pra casa a quantia de R$1.000,00 e troféu e foi muito comemorado pela equipe e pelo público presente, com o prato “Romance Mineiro” – Costelinha suína acompanhada de polenta frita, canudinho recheado com geleia de laranja e pimenta dedo de moça e quejo minas meia cura maçaricado.

O troféu, também confeccionado em Itaverava, foi entregue à proprietária Rita de Cássia pelas mãos do Prefeito do município, José Flaviano e pelo Deputado Estadual Glaycon Franco. Outras autoridades também marcaram presença no evento da final, entre eles vereadores e empresários de Conselheiro Lafaiete e Secretários Municipais de Cultura e turismo dos municípios associados ao Circuito.

A escolha do vencedor foi feita através de análise de quatro júri-tecnicos: Eduardo Pádua, Chef de Viçosa, Marcus Januário, pesquisador do Fartura Brasil, Vanessa Paixão, Nutricionista da Fasar e Déborah Lanna, Nutricionista e Consultora em serviços de alimentação. 

 

Os estabelecimentos finalistas foram:

  • Caranaíba - Lanchonete e Restaurante Joaquim Tiago com “Pedacin de Caranaíba”;
  • Casa Grande – Bar da Anja com “Torresmo de Barriga com Angu”;
  • Catas Altas da Noruega – Delícias & Cia com “Romance Mineiro”;
  • Conselheiro Lafaiete – Sallum Culinária Árabe e Brasileira, com “Pastel de Costela Cremosa”;
  • Cristiano Otoni – Bootekos Choperia e Pizzaria com “Espetinho Bootekos”;
  • Itaverava – Restaurante e Lanchonete Recanto dos Amigos, servindo o prato “Alegria dos Amigos”;
  • Lamim – Hotel e Restaurante Ladim com “Escondidinho Lamineirim;
  • Piranga – Puleiro do Zé com “Costela do Puleiro”;
  • Queluzito – Trailler do Zé Henriques com “Filé de Frango ao Molho Madeira com Angu à Mineira”;
  • Rio Espera – Lanchonete Minas Lanches com “Minas Artesanal”;
  • Santana dos Montes – Pousada Solar dos Montes, com “Aconchego do Solar dos Montes” e
  • Senhora de Oliveira – Espaço Real com “Fogueirinha do Bacana”.

Durante a final regional aconteceram aulas-shows com os chefs Eraldo Oliveira e Ana Letícia, incluindo uma para o público infantil. Além disso, palestras sobre Queijos Finos, Processo de Produção de Ovo Caipira e Gastronomia como fonte de renda e fomentação da economia local, com o Chef Eraldo Oliveira e com o apoio da Emater. E ainda, um espaço para artesanato com produtos da região.

O Circuito Gastronômico percorreu 12 municípios em cinco finais de semana, com 50 (cinquenta) estabelecimentos inscritos, que passaram por capacitações com profissionais do setor gastronômico, chefs, nutricionistas, cientista de alimentos, veterinária, que realizaram oficinas, cursos, palestras e visitas técnicas. Além disso, houve uma aproximação dos comerciantes e os produtores rurais, proporcionando uma interação entre os mesmos, valorizando a Agricultura Familiar e os produtores da região, com o objetivo de fomentar a economia local. Será entregue a cada estabelecimento, um cadastro dos pequenos produtores rurais da região.

 

O Circuito Gastronômico “Sabores das Villas”, foi realizado pelo Circuito Villas e Fazendas, com fomento de Mais Gastronomia, Mineiraria, Codemge e Governo de Estado de Minas Gerais. Patrocínio da Bytes, Supermercado Brasil e Fasar e Apoio das Prefeituras Municipais.