Barbacena

Definidos os campeões mineiros de xadrez da temporada 2018

Disputa aconteceu em Barbacena e foi marcada pelo enorme equilíbrio.

04/12/2018

Aconteceu na cidade de Barbacena, na sede do Olympic Clube, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro o Campeonato Mineiro de Xadrez, definindo os campeões da temporada 2018. Nataniel Mota, no Absoluto, e Haruna Hama, no feminino venceram as disputas e ficaram com os títulos.

Torneio em cinco rodadas, o Mineiro 2018 foi bastante equilibrado. Ao final da terceira rodada 14 atletas tinham chances reais de título. Em depoimentos após o torneio, a grande maioria dos enxadristas disse que a organização do evento foi de alto nível e que as disputas foram bastante intensas, com jogadores bastante qualificados. “O xadrez de Minas Gerais está com uma qualidade e nível bastante elevados”, afirmou a Presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana.

O torneio foi organizado pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, que agrega atletas de várias cidades das regiões Zona da Mata e Campo das Vertentes (Barbacena, Juiz de Fora, São João Del Rei, Lavras e São João Nepomuceno).

 

O CAMPEÃO

Nataniel Mota tem 28 anos e é sargento do Exército Brasileiro. Natural de Três Corações, ele joga xadrez desde os seis anos de idade. Venceu seu primeiro torneio aos 11, no Campeonato Estadual Jogos da Juventude (por categoria) disputado na cidade de Ipatinga.

Em 2018, Nataniel venceu o Brasileiro por categoria Under 1800, que lhe concedeu o título de Mestre Nacional no Xadrez. Também neste ano, ele venceu o Campeonato Sul Mineiro. Sobre o título de Mestre Nacional, Nataniel conta que “foi um campeonato muito importante. Mas na primeira rodada perdi por chegar atrasado, num engarrafamento em São Paulo. Sabia que pra ganhar o título teria que vencer todas as outras partidas”. Depois de vencer as seis partidas seguintes e ficar com o título de campeão, “fica o aprendizado de nunca desistir e sempre acreditar”.

Falando sobre o Mineiro 2018, disputado em Barbacena, Nataniel garante que “o campeonato foi muito bem organizado. Local, estrutura, espaço. Desde o começo sabia que seria um campeonato muito forte. A presença do Tri-campeão mineiro Igor Campos (terminou o Mineiro 2018 como vice-campeão), inclusive dei carona e animei ele a disputar, presença também do Mestre Nacional Marcelo Moura, que tive a honra de disputar a final e fazer uma grande partida, e vários outros jogadores muito fortes, Matheus Mendes, campeão do Zonal em Belo Horizonte, Daniel Castro, Campeão do Grand Prix, juntamente com Pedro Lage, Wagner Afonso, jogadores muito fortes na região, e Bruce Ramos (vice-campeão mineiro em 2016), meu técnico”.

A CAMPEÃ

Paisagista e Arquiteta, Haruna Hama divide seu tempo, em Belo Horizonte, entre o xadrez e o escritório onde trabalha com projetos paisagísticos e ambientais. “Aprendi a jogar com meu pai aos 14 anos e meu primeiro torneio foi aos 16. Tenho sete irmãos, todos jogam xadrez, porém só eu frequento torneios”, afirma a tri-campeã Mineira, de 27 anos. Ela venceu o Mineiro Feminino em 2015, 2017 e 2018. Haruna Hama ainda consegue tempo para fazer aulas com o professor Júlio Lapertosa, da Casa do Xadrez, em Belo Horizonte e também dar aulas para crianças no mesmo espaço, aos sábados.

Além do tri-campeonato Mineiro Feminino, Haruna venceu o Mineiro Juvenil e o Brasileiro Juvenil, ambos em 2010. Foi também Campeã Mineira do Rápido-Feminino (2016) e Campeã Mineira Blitz Absoluto (2016). “O Campeonato Mineiro 2018 foi um torneio de alto nível, muitos jogadores bons, a organização foi ótima e o salão de jogos muito bem localizado. Poder jogar ao lado de excelentes jogadores foi muito bom para meu crescimento como jogadora, estou muita grata e feliz pela oportunidade”, sinalizou.

MINEIRO BLITZ 2018

No próximo dia 22 de dezembro Barbacena volta ao cenário do Xadrez de Minas Gerais e abre as portas da cidade para a disputa do Mineiro Blitz 2018. Segundo os organizadores da Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, por ser um torneio mais informal a disputa será no Plaza Shopping, no centro da cidade de Barbacena. A primeira rodada começa às 14h. Para maiores detalhes CLIQUE AQUI.