Congonhas

Técnicos do Iphan visitam Congonhas

12/12/2018

Mais de 25 técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vindos de diversos estados brasileiros, estiveram em Congonhas na última segunda-feira (10). A visita faz parte das atividades do curso de capacitação para gestores de bens culturais, promovido pelo Iphan, por meio do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa (CLC). O grupo visitou diversos pontos, como o Museu de Congonhas, Basílica, Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Igreja do Rosário. Os profissionais visitaram, ainda, Ouro Preto e Mariana, e seguirão para Belo Horizonte.

Segundo a Superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino, em Minas Gerais é possível ver o investimento realizado em bens móveis (esculturas, pinturas, etc) feito em conjunto feito pelas prefeituras, o Estado, a Igreja e o próprio Instituto. “A Prefeitura de Congonhas, mais uma vez, dá um bom exemplo do bom trabalho que vem fazendo com o patrimônio e agora pude mostrar isso pra todos os colegas do Iphan”, diz.

Vinda do Piauí, a técnica em arquitetura e urbanismo do Iphan, Claudiana dos Anjos, já conhecia a cidade, mas não teve oportunidade de apreciar as obras. “Deu para ter uma leitura completa do que é o conjunto tombado como Patrimônio Mundial. Achei interessante o fato de que as pessoas da cidade têm um apego grande e cuidam do Santuário. Tivemos oportunidade de ver obras de restauração, ver como é o tratamento dado pelas obras de arte, tanto do ponto de vista técnico quando de percepção para a comunidade”, explica.