Polícia

PM auxilia Justiça em reintegração de posse

12/12/2018

Na manhã de ontem (11/12), a Polícia Militar desencadeou uma Operação Policial  em uma fazenda em Antônio Carlos para apoiar o trabalho dos Oficiais de Justiça na reintegração de posse de um imóvel. O trabalho teve início às 05h30 com instruções à tropa e deslocamento para o município de AntônioCarlos.

Foi utilizado um helicóptero Pégasus da PMMG, além de viaturas. Os militares foram dispostos no terreno de maneira estratégica como forma de resguardar a segurança da população e de todos os envolvidos. Por volta das 06h30, com a chegada dos Oficiais de Justiça, iniciou-se o cumprimento da ordem judicial.

Os representantes do movimento, uma mulher de 40 anos e um rapaz de 18, acataram as ordens solicitando apenas o tempo necessário para a retirada dos pertences. Começou-se o movimento para desmontagem, carregamento e desocupação do imóvel. No assentamento, estavam instaladas aproximadamente 38 pessoas, sendo 33 adultos e 5 crianças.

Para a realização do transporte de todos os materiais de posse dos assentados, foi utilizada uma logística articulada pelo comando do 9º BPM, incluindo um caminhão cedido pela prefeitura de Antônio Carlos, um ônibus fretado pela prefeitura de Antônio Carlos e um caminhão cedido pela prefeitura de Barbacena, sendo utilizado ainda um caminhão baú fretado pelos próprios militantes, além de sete veículos particulares dos próprios integrantes. Foram resguardados todos os direitos constitucionais das pessoas envolvidas no assentamento, respeitado um período de tempo compatível para que todos pudessem retirar seus pertences pessoais daquele local, acomodando-os nos veículos de transporte para deslocamento.

Em contato com as lideranças, foi informado que a spessoas ali presentes pretendiam ir para o município de Goianá-MG, sendo dado apoio para o deslocamento que se iniciou por volta das 15 horas. Durante a ocorrência, ressalta-se que não houve necessidade de uso de força, apenas presença e verbalização tendo a operação transcorrida de maneira pacífica.

Após 10 horas seguidas em atividade, a Operação foi concluída com êxito, sendo o local entregue ao representante da prefeitura qualificado.