Ouro Preto

FAOP inaugura laboratório de serviços externos em conservação e restauro

19/12/2018

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), como parte da comemoração dos seus 50 anos, inaugura no dia 20/12  o Laboratório de Conservação e Restauro (LABCOR) Jair Afonso Inácio. O espaço será destinado à prestação de serviços no campo da restauração de bens móveis e imóveis, recebendo acervos públicos e particulares.

A solenidade de inauguração terá início na Casa Bernardo Guimarães, às 18h. Em seguida, haverá uma visitação às dependências do laboratório às 19h30, na FAOP do Rosário.

O laboratório conta com equipamentos importados de última geração, como o espectrômetro de infravermelho e o analisador portátil de raio X, que permitem diagnósticos precisos relativos os bens culturais. O financiamento do projeto veio a partir de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais | Codemge, que investiu R$ 600 mil. Outros R$ 120 mil vieram da própria FAOP na forma de contrapartida não financeira, através de serviços e materiais necessários.

A presidente da FAOP, Julia Mitraud, ressalta que “iniciativas como esta, visando a melhoria do aparato técnico e científico destinado à conservação de  bens culturais, são fundamentais para que a cultura continue sendo preservada e para que a memória das comunidades não se perca”.

 

Entre os serviços prestados pelo laboratório, destacam-se:  restauração de obras em escultura de madeira, pintura policromada e papel; assessoria técnica na forma de supervisão de serviços em conservação e restauro; projetos de restauração e laudos para bens imóveis; consultoria especializada por meio de palestras, cursos e treinamentos; publicações de pesquisas e processos envolvidos nos trabalhos.

Jair Afonso Inácio

O restaurador e conservador Jair Afonso Inácio foi um dos maiores nomes da preservação de bens móveis e integrados no Brasil. Ele restaurou uma quantidade expressiva do acervo histórico e artístico de Minas Gerais, trazendo técnicas aprendidas na Europa e nos Estados Unidos.  Jair foi responsável pela criação do  primeiro curso técnico em conservação e restauro do país na Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. Curso que, ao logo de seus trabalhos e ações, se consolidou pela excelência e se tornou o primeiro curso técnico da área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

FAOP 50 anos

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP nasceu em 1968 da união dos esforços do poeta Vinícius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Afonso Ávila como um espaço para produzir e estudar arte, semeando um novo olhar em tempos árduos. Em 2018, a instituição celebra 50 anos de valorização, incentivo e preservação do patrimônio artístico de Minas.

A FAOP atua por meio de políticas públicas, parcerias sociais, comunitárias e educativas, realizando ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens.

Serviço:
Inauguração LABCOR | Laboratório de Conservação e Restauro – Jair Afonso Inácio
Data: 20 de dezembro
Horário: Solenidade – 18h / Visitação – 19h30.
Local: Solenidade – Rua Irmãos Kennedy, 185, bairro Cabeças / Visitação – Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário.
Contato: assessoriamarketing@faop.mg.gov.br / (31) 3551-2014

Fotos: Marcelo Cândido