Conselheiro Lafaiete

Prefeito de Lafaiete recebe integrantes do COLMEIA

13/02/2019

Na manhã dessa última terça-feira (12/02), o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, recebeu em seu gabinete integrantes do COLMEIA – Coletivo Local de Meio Ambiente que possui representatividade de diversas entidades e empresas, sociedade civil e poder público. O COLMEIA, que conta com o apoio da prefeitura, faz parte do programa Pró-mananciais da Copasa e tem como objetivo orientar e programar ações a serem realizadas na recuperação e manutenção dos recursos hídricos. Em Lafaiete as ações estão sendo implementadas na bacia do Ribeirão Almeidas que abastece cerca de 70% da população. Baseia-se em diagnósticos sobre as reais necessidades de atuação em relação à proteção e conservação dos mananciais.

Após todos os integrantes presentes se apresentarem o Gerente Regional do Distrito da Copasa Alexandre Roberto Silva informou que o primeiro projeto do Coletivo na cidade é o cercamento e plantio de mudas na bacia do Ribeirão Almeidas. Ele apresentou o trabalho que o COLMEIA vem realizando no município e destacou que entre 2017 e 2018 já foram executados, na região dos Almeidas, cerca de 40 mil metros de cercamento e plantio de mais de 14 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, além de atuação na área de educação ambiental, como palestras, eventos e oficinas educativas, visando mobilização de todos na preservação do meio ambiente. Ele destacou que o trabalho feito em Lafaiete tem sido exemplo para outras cidades da região.

O Prefeito Mário Marcus ressaltou que a iniciativa é muito nobre e demonstra sua relevância conseguindo agregar diversas entidades e importantes órgãos na luta por um objetivo comum que é cuidar dos mananciais que abastecem nossa cidade. Disse ainda o quanto é significativo ver como todos abraçaram o projeto e acredita que, desta forma, a cidade terá um grande avanço nesta área. Mário Marcus reafirmou a participação e o apoio da administração municipal ao programa e citou algumas ações que a prefeitura está realizando que poderão contribuir para o sucesso do trabalho.

Como resultado já deixaram agendadas atividades com a participação da administração municipal. São integrantes do COLMEIA em Lafaiete o Movimento das Águas, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, EMATER, SRE, Sindicatos do Produtores Rurais, FASAR, Câmara Municipal, LESMA, Mandato do Deputado Federal Padre João, Mandato Participativo do vereador Pedro Américo, FAMOCOL, Blog (o faiscador de Queluz), ARPA, Departamento Municipal de Meio Ambiente, Associação Regional Escola Família Agrícola Dom Luciano, CESUP, ACIAS, IEF, ALFORRIA, ECOTRES, Movimento Ecológico e Cultural do Vale do Piranga, ESTEC e representantes da sociedade civil.