Congonhas

Construção do Teatro Municipal e requalificação da Romaria valorizam patrimônio histórico e cultural de Congonhas

14/02/2019

Considerado um dos melhores espaços de apresentação artística do interior de Minas, o Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta vai potencializar o movimento artístico em Congonhas. A obra, já em andamento, integra-se à Romaria, que também passa por uma grande requalificação. O Governo Municipal, por meio do PAC Cidades Históricas, tem investido na recuperação do patrimônio histórico, fortalecendo a atividade turística e promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural no município.

A obra do Teatro Municipal, executada pela Marsou Engenharia Eireli, está na fase de escavação. As próximas etapas serão de marcação e fundação da obra. Ao todo, estão sendo investidos R$ 13,7 milhões, recurso captado pela Prefeitura junto ao Governo Federal. O Teatro terá capacidade para 249 expectadores, em condições de atender a NBR 9050/2015, contando com banheiros acessíveis e vagas reservadas na plateia para portadores de necessidades especiais.

Outro esforço empreendido pela Prefeitura de Congonhas culminou na aprovação por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de repasse de R$ 5,2 milhões à Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (Fumcult) para a restauração e requalificação do Cine Teatro Leon.

​Romaria

No Centro Cultural da Romaria, diversas frentes de trabalho são realizadas nas quatro alas da edificação. Além da instalação de telhas e implantação da tubulação elétrica do prédio, estão sendo feitas instalações elétrica e hidráulica, contrapiso e fundação de banheiros. O serviço é executado pela Sengel Construções.

O espaço será aberto a vários grupos que participarão de um vasto programa de atividades. O local terá novas instalações, seguras, conforme as normas técnicas vigentes e acessível, além de proporcionar locais agradáveis que permitam a permanência de seus usuários e a interação social dos diversos segmentos culturais.