Conselheiro Lafaiete

Lafaiete comemora Dia das Violas de Queluz

30/03/2019

Nesse dia 29 de março foi comemorado o Dia Municipal da Viola de Queluz, único bem imaterial tombado pelo Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete. Em comemoração a data, várias atividades aconteceram durante todo o dia no Solar do Barão de Suaçuí, que abriga o Memorial das Violas de Queluz.

A abertura oficial do evento ocorreu com a presença do prefeito Mário Marcus, o Secretário de Cultura Geraldo Lafaytte, Irmã Ana Renilde Diretora do Colégio Nazaré e alunos e professores da Escola Estadual Narciso de Queiros, Escola Municipal Doriol Beato e Colégio Nazaré.

 

Ao se pronunciar, o prefeito Mário Marcus destacou a relevância da data e a importância de destacar o patrimônio imaterial na cidade. Ele ressaltou sua alegria em receber alunos e professores das escolas, com as quais tem grande afinidade e parabenizou o secretário de cultura e equipe pelo empenho em realizar o evento.

A programação também foi aberta a exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Nazaré, coordenada pela Profª Wal Barbosa, em homenagem às Violas de Queluz que ficará aberta à visitação até o final da próxima semana. O Memorial das Violas ficou aberto durante todo o dia para visitação e as famílias Meireles e Salgado, precursoras das violas em Lafaiete  ficaram à disposição para um bate-papo sobre a Viola.