Barbacena

Está chegando o Campeonato Mineiro de Xadrez por Equipes

05/04/2019

No próximo domingo, 07 de abril, mais uma vez a cidade de Barbacena será a capital mineira do Xadrez. O Olympic, clube filiado à Federação Mineira de Xadrez (FMX), abre suas portas para receber a edição 2019 do Campeonato Mineiro por Equipes. “É nesta hora que o xadrez deixa de ser um esporte solitário e os atletas se interagem e precisam contar com os bons resultados de seus parceiros para alcançar o título”, explica Wagner Afonso da Silva, um dos coordenadores da LRX Mata-Vertentes.

Até o momento, 16 equipes estão inscritas, com um total de 64 atletas, em 32 tabuleiros. Várias cidades estão representadas, Barbacena, Juiz de Fora, São João Del Rei, Lavras, Contagem, Betim, Belo Horizonte, dentre outras. Cada equipe tem quatro atletas. O atleta mesa um de uma equipe enfrenta o atleta mesa um da outra equipe, mesa dois contra mesa dois e assim sucessivamente. A soma dos resultados das quatro mesas indica a equipe vencedora, podendo ocorrer também um empate. O Mineiro por equipes começa às 13h.

Para a Presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana, “o torneio por equipes está ganhando tradição em Minas e Barbacena, junto com a Liga Regional, mais uma vez mostra seu potencial como organizadora de torneios”. Em dezembro de 2018, Barbacena sediou o Campeonato Mineiro Absoluto. Em 2019, a FMX promove o Mineiro Absoluto na cidade de Varginha, em novembro. “Nosso objetivo é realizar nossos torneios mais importantes cada vez num lugar diferente. Minas é muito grande e precisamos valorizar nossa extensão territorial agregando todos os enxadristas”, assinala Luciane.

FENAJ (Festival Nacional da Juventude)

O torneio mais importante nas categorias de base do xadrez brasileiro é o FENAJ. Ele acontece ainda este mês, de 18 a 21 de abril, na cidade de Juiz de Fora, organizado também pela LRX Mata-Vertentes. Leandro Conti, responsável pela organização do torneio, explica que “o FENAJ atrai a atenção de todo o Brasil porque daqui vão sair os principais atletas do futuro e desta vez o torneio está fortíssimo, com atletas de muitos estados”. Ele se refere a atletas de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “Teremos um FENAJ a altura do xadrez nacional”, indica Ricardo Salim, Coordenador Geral da LRX Mata-Vertentes e Diretor Administrativo da Federação Mineira.