Conselheiro Lafaiete

Semana da Inconfidência é aberta oficialmente na Fazenda Paraopeba em Lafaiete

09/04/2019

Aconteceu na última segunda-feira, 08/04, a abertura oficial das comemorações da Semana da Inconfidência em Conselheiro Lafaiete. Esse ano as celebrações foram antecipadas devido à coincidência da data com as celebrações da Semana Santa e ocorrerão na sede da Fazenda Paraopeba, um dos cenários desse fato histórico em solo lafaietense.

Cumprindo um dos compromissos do TAC firmado com o Ministério Público por ocasião da conquista da restauração do imóvel, o Prefeito Mário Marcos Leão Dutra escolheu essa data para abrir ao público o Memorial de Referência e informação sobre a Inconfidência e também da Estrada Real que ficarão expostos na Fazenda, bem tombado e protegido como Patrimônio Histórico da nossa cidade.

 

Além do Prefeito estiveram presentes o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e curador do Patrimônio histórico Dr. Glauco Peregrino, os Secretários Municipais da Educação Moisés Matias, da Defesa Social Rolff Ferraz, da Cultura Geraldo Lafayette que foi o responsável pela organização do evento. Ainda a presença de representantes do 31º Batalhão da Polícia Militar, do Tiro de Guerra 04-032, dos Andarilhos Queluzianos, da Guarda Municipal e de diretores, professores e funcionários da Semede.  A Escola Municipal “Napoleão Reis” participou do evento de forma relevante com a sua fanfarra e ainda conduzirá outras atividades na Fazenda no decorrer da semana.

 

Até sexta- feira, 12/04, de 9h Às 17h, as comemorações do fato histórico continuarão na Fazenda Paraopeba onde acontecerão rodas de conversas com temas relacionados à Inconfidência, todas as manhãs e atividades lúdicas e informativas no período da tarde. Funcionários da Secretaria de Cultura também estarão a postos para falarem sobre a Fazenda, o Memorial e a Inconfidência para todos os interessados que desejarem visitar o espaço histórico.