Gerais

Deputado Glaycon Franco defende ensino em tempo integral

Deputado apresentou requerimento de audiência pública e se posicionou a favor da manutenção das escolas que oferecem a modalidade de ensino.

11/04/2019

O deputado Glaycon Franco participou, na última quarta-feira (10/04), de uma audiência pública na Assembleia de Minas, que debateu o destino das escolas que oferecem ensino em tempo integral no estado de Minas Gerais.

O deputado tem recebido reivindicações de diversas escolas estaduais da região, que oferecem o ensino em tempo integral, noticiando a intenção do Governo de Minas de reduzir drasticamente o programa, e solicitando a manutenção do mesmo. Diante destas notícias, o deputado, que sempre defendeu o tempo integral, apresentou requerimento à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, visando “… tratar das políticas voltadas para a educação em tempo integral no estado de Minas Gerais, incluindo redução de estabelecimentos que oferecem esta modalidade de ensino.” O requerimento do deputado, protocolado em 22/03/2019, foi apensado a outros e a presidente da Comissão designou a audiência pública.

Segundo apurado durante a audiência pública, no governo passado, durante o ano de 2018, dos 145 dias letivos previstos para o ensino integral, o governador repassou apenas verba equivalente a 4 dias, para a merenda escolar. Como o ensino integral necessita de alimentação diferenciada em relação ao ensino regular, o programa permaneceu graças à boa vontade de diretores, funcionários, pais e cidadãos de boa vontade que colaboraram para que as escolas pudessem manter o programa em funcionamento.

O atual governo, alegando impacto da crise econômica, manteve a intenção de reduzir o programa, que proporciona, além de ganhos educacionais, ganhos sociais relevantes, impactando, inclusive, nas famílias dos alunos. Muitos pais sentem-se satisfeitos com os filhos estudando em tempo integral, pois podem trabalhar com tranquilidade, sabendo que as crianças e adolescentes estão em segurança no ambiente escolar.

Ao final da audiência, Glaycon se posicionou sobre o assunto, afirmando que “… acompanhei, no ano passado, a dificuldades da comunidade escolar para não deixar a escola em tempo integral fechar. Muitas vezes pediram minha colaboração. Reconheço que estamos em grave crise econômica, mas julgo que há outras áreas em que possam ser feitos cortes compensatórios. Reconheço a importância destas escolas para nossa sociedade. Vou continuar, com todo o meu empenho, pleiteando a manutenção do ensino integral. Aliás, penso que deve ser ampliado o programa, mas neste momento, sei que não é possível. Agora, vou continuar lutando para que ele não seja reduzido. Temos que nos unir e apelar à sensibilidade do Governador de Minas.”

Ao final da audiência pública, foram aprovados vários requerimentos de informações e os deputados aguardam a resposta dos mesmos para outras providências que sejam necessárias.