Conselheiro Lafaiete

Secretários criam grupo para fortalecer o desenvolvimento econômico da região

15/04/2019

Secretários de Desenvolvimento Econômico de diversos municípios do Alto Paraopeba estiveram reunidos em Conselheiro Lafaiete, na sede da SEMDEC. Na pauta foram apresentados assuntos de grande relevância para o desenvolvimento regional como projetos do CODAP, com ênfase no Serviço de Inspeção Regional (SIR) e sobre os projetos do Centro de Referência em Agricultura Familiar (CRAF), além de demandas regionais para o novo edital de concessão da BR-040.

O grupo de secretários surgiu como alternativa para fortalecimento para os municípios da região por meio de conversas entre os secretários sobre demandas e projetos comuns dos municípios da região. Segundo Rafael Castro Lana, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete já havia uma aproximação entre alguns municípios, tanto em função de projetos comuns, como por exemplo, o Projeto Caminhos de São Tiago; quanto pela participação em entidades regionais CODAP, AMALPA etc. O grupo se propõe a conhecer experiências de sucesso dos municípios passiveis de replicação nos demais ou de conversão em regionais de problemas e oportunidades comuns e de questões que demandam atuação integrada ou articulação conjunta. Sempre participam convidados como SEBRAE, ADESITA E CODAP.

Participaram da reunião Rafael Castro Lana, secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete; Lidiane de Andrade Vidal, médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal de Conselheiro Lafaiete; Aristides Rocha Araújo, Luís Paulo Nascimento e Raphael Oliveira, representantes do SEBRAE; Christian Souza Costa, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Congonhas; Celso Roberto Vaz, Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco; Júlio Cesar Vasconcelos, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Mariana; Dimas Antônio Mariosa, Diretor de Operações do CODAP; Nayara Barbosa Sacramento, Gerente de Operações do CODAP; Antônio Avelar, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito; Reinaldo Francisco Araújo de Souza, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itabirito e José Walter Resende Aguiar, Prefeito Municipal de Entre Rios de Minas.