Política

Reforma da Previdência é aprovada na CCJ

25/04/2019

Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados o relatório da Reforma da Previdência, favorável à admissibilidade da proposta. Com 48 votos a favor e 18 contrários, o texto segue agora para a Comissão Especial, que será criada para analisar o mérito da proposta.

O deputado Lafayette de Andrada (PRB/MG), membro titular da CCJ, votou favoravelmente ao texto, mas ressaltou que há muito a se modificar: “Essa aprovação inicial diz respeito à constitucionalidade. Após essa etapa serão debatidos os detalhes dos conteúdos”, explicou.

Segundo Lafayette, é preciso que a Reforma da Previdência seja aprovada em sua totalidade, com respeito aos mais necessitados e aos trabalhadores, corrigindo distorções e injustiças. “Hoje, o sistema privilegia os altos salários. É preciso equalizar e mudar. Muitas vezes, o remédio parece amargo, mas é esse remédio que salva o indivíduo. É disso que estamos tratando aqui agora”, finalizou o deputado.

O texto segue agora para a comissão especial, que tem até 40 sessões para concluir seus trabalhos. Caso a reforma seja aprovada em todos os seus trâmites, a economia prevista com as mudanças no regime de aposentadorias, será de R$ 1 trilhão em dez anos.

Foto: Fotógrafo: Michel Jesus/Câmara dos Deputados.