Congonhas

Vem aí o Startup Weekend Congonhas

30/04/2019

Nos dias 3, 4 e 5 de maio, Congonhas sediará, pela primeira vez, uma edição do Startup Weekend, nas dependências do QG da Inovação, que está sendo implantado pela Prefeitura, no bairro do Rosário. A entrada será gratuita para quem quiser acompanhar esta espécie de competição, que acontece no mundo todo com o objetivo de testar e validar modelos de negócios de startups. São 54 horas — ou seja: um final de semana — de uma verdadeira maratona de negócios cercada por um time de organizadores voluntários e mentores, que termina com a apresentação dos pitches (ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores) para uma banca de jurados e a escolha dos melhores projetos.

O evento é realizado pelo Google, Techstars e I Love Pixels e em Congonhas conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Faculdade e Colégio Santa Rita (FASAR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Durante o final de semana do evento, rola muito aprendizado, desafios, mentorias e, claro, trabalho. É uma verdadeira imersão no mundo das startups. Ao longo desses três dias, os participantes vão compartilhar suas ideias, validá-las, criar um modelo de negócios e apresentar a uma banca avaliadora. O Startup Weekend tem a intenção de fomentar o empreendedorismo e inovação por onde passa, fornecer mentorias e ferramentas para ideias serem desenvolvidas e surgirem novos negócios, além de proporcionar um ambiente de networking muito qualificado.

Mais informações na Diretoria de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios (Dintec), que está instalada nas dependências do QG da Inovação, à rua do Rosário, nº220,  no bairro Rosário, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Telefone 3731-2250/WhatsApp 9876-6168.

Por que em Congonhas?

Em busca de se desvencilhar cada vez mais da mineração, Congonhas tem buscado novas soluções de inovação tecnológica e desenvolvimento econômico para o município. Por isso esta versão do Startup Weekend é tão importante para a cidade, afinal, com ela poderemos dar um grande passo para termos uma cidade mais conectada com o presente.

QG da Inovação

O QG da Inovação, que será inaugurado oficialmente em breve, já abriga a Diretoria de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios, que é responsável pelo desenvolvimento da Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Digital, de Startups, de Empresas de Inovação e Tecnologia; a Sala Mineira do Empreendedor (parceria da Prefeitura com o SEBRAE MINAS e a JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais); o Hub de Inovação (estrutura moderna com espaço de trabalho compartilhado, salas para reuniões e treinamentos e laboratório da rede FAB LAB) e o Coworking (espaço de trabalho compartilhado com internet banda larga, para que as startups também tenham um ponto de apoio para desenvolver suas atividades).