Cultura

Projeto leva arte e cultura a estudantes de Desterro de Entre Rios

02/05/2019

Alunos da Escola Estadual Carmela Dutra, no distrito de Pereirinhas, em Desterro de Entre Rios, têm a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, com o projeto “Brincando com Arte”. A oficina gratuita de capacitação teve início em abril e será encerrada com os encontros nos dias 9 e 10, seguidos por uma exposição aberta à comunidade no dia 11 de maio, a partir das 8h.

Os 50 estudantes, com idade entre 9 e 14 anos, receberam informações teóricas e vivenciaram práticas de capacitação em artes cênicas, como a construção de bonecos, desenvolvimento de cenários, elaboração de objetos artísticos, ilustrações e outras técnicas. Dos descolados bonecos “papertoys” às releituras das obras de Frida Kahlo, dos animes japoneses às encadernações medievais, eles aprenderam, ensinaram, compartilharam experiências e se divertiram.

 

O “Brincando com Arte” tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas relacionadas à criação artística, sociabilidade e psicomotricidade.“É especial ver como os alunos se apropriam das técnicas compartilhadas e as desenvolvem com criatividade e estilo próprio, trazendo o conhecimento para a vida e para a comunidade”, explica Guilherme Aragão, coordenador do projeto.

Já foram realizadas oficinas nos dias 1 e 2, 8 e 9, 22 e 23 de abril. Os trabalhos poderão ser conferidos pela comunidade local e escolar em uma exposição que será realizada no sábado, dia 11 de maio,a partir das 8h, na Escola Estadual Carmela Dutra. O evento é gratuito e acessível a idosos e pessoas com deficiência.

O projeto “Brincando com Arte”, Pronac 182478, é uma realização da Bushido Produções, com patrocínio da Ferro+Mineração, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da JMN Mineração.