Gerais

Deputado Glaycon cobra concessionária Via 040 na Tribuna da Assembleia

10/11/2016

Continuando as ações em busca por mais alianças que venham somar forças para a causa, o deputado estadual Glaycon Franco (PV), foi no dia 09/11, à tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, para reafirmar a necessidade de atenção à duplicação da BR-040.

Diante dos deputados, dos populares presentes, e da TV Assembleia, que transmitiu ao vivo a reunião, Glaycon argumentou que, desde o mandato passado, em que foi suplente, trabalha em busca de melhorias para a BR-040.

Uma de suas primeiras atuações na ALMG foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa da BR-040, da qual é presidente, e que visa discutir e buscar ações que atendam às demandas dos motoristas e moradores das cidades cortadas pela via.

De acordo com o deputado Glaycon Franco, a partir de uma pesquisa realizada na via, foi descoberto que, além da BR-040 ser uma das mais importantes do Brasil, é a via que mais mata em Minas Gerais.

Recentemente, a via foi privatizada e liberada a concessão para a Via 040; porém, a nova empresa não tem atendido às solicitações da população, principalmente nos trechos mais críticos.

Glaycon também destacou que a região mantém atividades minerárias e agrícolas, e depende muito da BR-040. Ressaltou que milhares de carros passam pela via, que se encontra sem sinalização e sem passarelas de segurança para as famílias que moram no entorno.

O deputado Glaycon já realizou reuniões na ALMG, levou a Comissão de Transportes Comunicação e Obras Públicas da Assembleia para ouvir a população da região no município de Conselheiro Lafaiete e convidou os representantes dos municípios para discutirem e levantarem as necessidades.

Glaycon voltou a apresentar esses requerimentos na ALMG e apresentou representação ao Ministério Público Federal, junto ao Procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Dr. Bruno Nominato de Oliveira. No primeiro documento, o deputado solicitou a suspensão imediata dos pedágios na BR-040 e, no segundo, a revisão dos fechamentos das estradas vicinais que, segundo a concessionária estão irregulares mas, contestando essa afirmação, Glaycon relatou que essas estradas são usadas como uma importante opção pelos motoristas, principalmente por produtores rurais da região, para escoarem a produção.

“Durante a minha fala no Plenário, ressaltei algumas das principais providências, que são a suspensão dos pedágios no caso de não estarem realizando as melhorias mínimas exigidas, avaliar as questões das estradas vicinais e melhorias nos trevos de acesso e passarelas, que foram prometidas durante os encontros e as audiências públicas realizadas. O meu trabalho de cobrar a realização desses pedidos está sendo feito e vou continuar a fazer até que sejam atendidos”, afirmou Glaycon franco.

Ao fim de seu pronunciamento, Glaycon falou que está esperançoso e que, se o Ministério Público Federal atuar como se comprometeu, conseguirá as melhorias atendendo à população da região.

Após a reunião, Glaycon foi cumprimentado pelos seus colegas parlamentares pelo seu pronunciamento em favor da BR-040.