Conselheiro Lafaiete

Semana da Pedagogia 2019 da FASAR oferece ampla programação aos acadêmicos

13/06/2019

A Faculdade Santa Rita – FASAR – realizou de 03 a 06 de junho, a “Semana da Pedagogia 2019”, sob a coordenação da professora Wanderleia Moreira Ribeiro. Os acadêmicos de todos os períodos do curso de Pedagogia participaram de palestras, minicursos e conversa literária, que abordaram temas como metodologias ativas, alfabetização, saúde mental, dentre outros.

No primeiro dia das atividades, o professor mestre da FASAR Carlos Eduardo Pereira deu início à Semana da Pedagogia com a palestra “A saúde mental dos estudantes de graduação e o mal-estar contemporâneo: um diálogo a partir da psicanálise”. No mesmo dia, o professor doutor Saul Emanuel Delabrida Silva ministrou a palestra “Tecnologias Emergentes para Suporte ao Aprendizado”.

 

Na terça-feira, dia 04, foram realizados quatro minicursos com os temas: “O uso das Metodologias Ativas na Educação”, ministrado pelo professor Ronan Loschi; “Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da matemática”, ministrado pela professora Marta Machado; “Atividades Lúdicas aplicadas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrado pelo aluno Said Nicácio, do curso de Educação Física, com o apoio das professoras Heloísa Neto e Beatriz Falcão; “Atividades com material reciclável no processo de Alfabetização  e Letramento: criar, recriar e brincar”, ministrado pela pedagoga formada na FASAR Elaine Bernardo, com o apoio da coordenadora  Wanderleia Moreira.

 

No terceiro dia, o coach Rodrigo Almeida ministrou a palestra “Os Segredos da Comunicação Eficaz”. Em seguida, o médico neurologista e neuropediatra doutor Igor Franco abordou o tema “Atitudes comportamentais infantis: o que devemos saber?”.

Após as palestras, os alunos do 7º período fizeram uma apresentação homenageando a coordenadora com um texto sobre a importância do Pedagogo na Educação, na qual cantaram as músicas “Depende de Nós” e “Trem Bala”, tocadas com violão pelas alunas Angélica Kátia e Michelle Silva.

E, para encerrar a programação, o professor mestre Paulo Antunes e o convidado José Carlos Seabra participaram de uma entrevista em forma de “Conversas Literárias”, oportunidade na qual também foi lançado o terceiro livro, obra dual, do professor Paulo, intitulado “Aleatórias: imagem mental com sabor” e “2014: O achamento de Lisboa”. “Foi uma experiência interessante porque unimos o ato de lançamento de uma obra literária com a leitura dramatizada de trechos dessa obra, o que tornou o evento mais dinâmico e instigou os expectadores a ter contato com o livro”, conta Antunes.

 

A coordenadora do curso de Pedagogia, Wanderleia Moreira, conta que o objetivo principal do projeto foi promover a compreensão da prática pedagógica através de atividades lúdicas e tecnológicas levando o pedagogo a fazer uma reflexão sobre o seu papel na educação, considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “Com a participação do corpo docente e o entusiasmo dos alunos finalizamos mais um evento! Agradeço o apoio de todos e, principalmente, da supervisão pedagógica da FASAR”, agradece Wanderleia.

Texto/Fotos: Suzan Vieira