Gerais

Congonhas se engaja em campanha de promoção da saúde masculina

11/11/2016

Este mês é marcado pela campanha do Novembro Azul, que visa a conscientizar os homens sobre sua saúde, principalmente com relação à necessidade de prevenção ao câncer de próstata. As equipes de saúde do Município vão reforçar a prevenção e promoção da saúde masculina. Em Congonhas, o público recebe acompanhamento multiprofissional nas unidades básicas de saúde (UBSs), conta com atendimento especializado em urologia e tem acesso à cirurgia de vasectomia, realizada pelo SUS.

A promoção da saúde do homem passa por todas as idades. O público infantil e adolescente tem acesso ao Programa A Saúde na Escola (PSE) e o Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC). Para os adultos e idosos, o acompanhamento na atenção básica gira em torno do aconselhamento familiar, prevenção e promoção da saúde, e controle das patologias mais comuns, como a diabetes e hipertensão. Além disso, as unidades oferecem o Horário do Trabalhador e promovem grupos de atividade física e de combate ao tabagismo.

Atendimento especializado e cirúrgico

O atendimento de urologia é oferecido no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Os agendamentos são feitos pelas equipes das UBSs, conforme o encaminhamento dos médicos. Os homens que têm mais de 40 anos podem agendar a consulta nas unidades sem pedido médico.

Já a cirurgia de vasectomia pode ser marcada no Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, localizado Complexo de Saúde. O serviço, prestado conforme orientações do Ministério da Saúde, é destinado aos homens com mais de 25 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos. É agendada uma consulta para avaliação e o paciente é encaminhado ao Hospital Bom Jesus.

Novembro Azul

Criada em 2011, o Novembro Azul tem o objetivo de orientar os homens sobre o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre a população masculina, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos.

O Ministério da Saúde recomenda que os homens, a partir dos 50 anos, façam exames preventivos, como o de toque retal e o de dosagem do hormônio PSA. Caso haja algum fator de risco, como histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, alimentação rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso, a prevenção deve começar a partir dos 45 anos.