Conselheiro Lafaiete

Delegacia da Mulher e Posto de Identificação recebem novas instalações

17/06/2019

Foi realizada na última sexta-feira, dia 14, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a cerimônia de inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Conselheiro Lafaiete, no local também funcionará o Setor de Identificação.

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus e o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio prestigiaram o momento em que foi inaugurado o novo espaço dedicado ao atendimento de ocorrências contra as mulheres.

O delegado-geral Wagner Pinto, chefe da PCMG, parabenizou a integração entre a Polícia Civil e os demais setores de Segurança Pública. Destacou que os baixos índices de criminalidade registrados no 13° Departamento de Polícia é fruto do trabalho sério desenvolvido por todos com o apoio da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete. Ressaltou que “a nova sede da Deam em Lafaiete só aconteceu pela parceria eficaz com a Prefeitura, o que possibilitará à população um atendimento diferenciado”.

 

Em sua fala, o Prefeito Mário Marcus ressaltou que desde o início da gestão colocou a administração como parceria das polícias, das forças de segurança do munícipio para que pudessem caminhar juntos buscando minimizar o índice de criminalidade, que era uma grande preocupação da população. Afirmou que atualmente a cidade tem resultados muito positivos devido à valorosa atuação das Polícias Militar e Civil. Parabenizou o comando da Polícia Civil pela instalação das novas instalações e agradeceu à Polícia Militar a Comenda recebida pelo reconhecimento dos serviços prestados em parceria com a Prefeitura. Enalteceu o trabalho realizado em conjunto entre as Polícias e a Prefeitura que muito tem feito pela segurança no município.

O evento contou ainda com a participação do delegado assistente da chefia da PCMG, Dr. Arlen Bahia da Silva, do chefe do 13° Departamento, delegado-geral Dr. Carlos Capristrano, do delegado regional de Conselheiro Lafaiete, Dr. João Marcos de Almeida, e da delegada da Deam, Dra. Bethânia Aparecida da Rosa Bianchette. Também prestigiaram o evento o Comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Fabiano Rocha, o Comandante da 2ª Cia de Bombeiros Capitão Tassi, efetivo da PCMG, Dr. Paulo Roberto da Silva Juiz da 2ª Vara Criminal, Deputado Estadual Glaycon Franco, secretários e assessores da Prefeitura Municipal.

O deputado estadual Glaycon Franco (PV), que se empenhou pessoalmente junto às autoridades de segurança pública do governo de Minas pela mudança para a nova sede, esteve presente à solenidade de inauguração e ressaltou a importância de proporcionar tratamento respeitoso e humanitário à mulher vítima de violência:

“O início de minha vida profissional como médico coincidiu com a implantação, em Lafaiete, dos primeiros postos do Programa Saúde da Família. Neste período, convivi com situações muito aflitivas de agressões físicas e morais e flagrante desrespeito à condição feminina. Me sinto feliz por estar, hoje, aqui, participando da inauguração desta nova sede. Na minha fala, fiz questão de render homenagem especial ao Dr. Carlos Capistrano, à época superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, cuja atuação foi determinante para que pudéssemos ter este novo espaço voltado para os direitos da mulher, onde poderão ser prestados relevantes serviços em defesa da dignidade feminina”.

Glaycon traçou um preocupante panorama do cenário atual, em que mulheres são alvos de violência, principalmente no âmbito familiar, vítimas da ignorância de homens que fazem prevalecer a força em detrimento da razão e do bom senso: “Infelizmente, vivemos hoje a triste realidade do aumento exacerbado da incidência de crimes contra a mulher, o chamado feminicídio. Por isso, precisamos oferecer melhores condições e mais equipamentos para que se possam combater energicamente estes delitos. A nova sede proporcionará as condições ideais para o atendimento das mulheres que chegarão aqui quando estiverem passando pelos momentos mais delicados de suas vidas. Aqui elas terão mais conforto e segurança e terão a certeza de que a violência que sofreram não ficará impune. Há também vantagens práticas, já que é um local mais próximo do centro da cidade e de fácil acesso. Sabemos que a humanidade se origina da mulher, a quem foi confiado o dom divino de gerar filhos e povoar o planeta. Por isso ela merece atenção especial, respeito e carinho”, declarou o deputado.

 

Glaycon Franco lembrou que, além da nova Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do setor de identificação, a segurança pública na região também foi reforçada com outro equipamento de igual importância: a primeira Unidade Descentralizada da Polícia Militar, também implantada em Conselheiro Lafaiete e conquistada em parceria com o comandante do 31º Batalhão, tenente-coronel Fabiano Rocha dos Santos: “Era um anseio antigo da população que implantássemos as unidades descentralizadas da Polícia Militar. Acabamos de inaugurar a primeira no bairro Santa Matilde e, em breve, iremos inaugurar a próxima na Praça Pimentel Duarte, em frente à estação rodoviária, na região central, para trazer mais segurança aos comerciantes, comerciários e aos nossos visitantes. A população de Lafaiete, como um todo, terá a tranquilidade de saber que poderá circular pelo centro sentindo-se protegida”, concluiu Glaycon Franco.

Ao final dos pronunciamentos foi descerrada a placa e em seguida realizada uma visita guiadas nas novas instalações.