Barbacena

Grandes incêndios em área urbana de Barbacena preocupam o Corpo de Bombeiros

04/07/2019

Com a chegada do período de estiagem e a falta de chuvas, aliado ao tempo seco, torna-se propício o ocasionamento de grandes incêndios em vegetação. Além dos que atingem matas em locais isolados e plantações, outro problema que incomoda o plantão do Corpo de Bombeiros são os incêndios na área urbana que, muita das vezes, são ocasionados em lotes onde não é feito o serviço de capina, vindo  a prolongar-se para matas nas regiões urbanas.

Nesta quarta-feira (03), três grandes incêndios em vegetação  movimentaram o plantão do Corpo de Bombeiros em Barbacena.

O primeiro registrou-se por volta das 12h, no bairro do Carmo, onde um incêndio na Rua Capitão Antônio Campos atingiu uma área aproximada de 50 mil metros quadrados, gerando muita ação dos Bombeiros que tiveram bastante trabalho para debelar as chamas por causa dos ventos e do calor intenso. Bombeiros tiveram dificuldades para combater as chamas, uma vez que era uma região ingreme e de vegetação rasteira.

Outro incêndio foi em uma mata localizada às margens da EPCAR, nas imediações do bairro Chácara das Andorinhas, por volta de 14h30. Bombeiros também tiveram muito trabalho para debelar um incêndio que destruiu uma área aproximada de 3 mil metros quadrados.

 

O terceiro incêndio foi registrado por volta das 17h. Os militares foram acionados na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro do Campo, onde um incêndio de grandes proporções atingiu uma área aproximada de 50 mil metros quadrados. Bombeiros trabalharam exaustivamente durante 4 horas para extinguir as chamas, com o uso de abafadores e bombas costais, uma vez que a viatura de combate a incêndio, bem como as mangueiras não conseguiram chegar ao local do incêndio.

Para o Tenente Márcio Bruck  que comandou as operações, é necessário uma colaboração da Comunidade: "Poucos incêndios tem ignição espontânea, quase sempre o cidadão decide atear fogo ao bel  prazer, ou quando deseja limpar o lote através da queima,  vindo o fogo a fugir de seu controle!".  Para o oficial,  a colaboração da população  neste período é  muito importante.