Gerais

Deputado Glaycon Franco participa da Feira da Agricultura Familiar na Assembleia de Minas

04/07/2019

O deputado Glaycon Franco participou na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, da Feira da Agricultura Familiar realizada no Espaço Democrático da Assembleia de Minas, que contou com a participação de uma significativa representação de agricultores familiares de Minas Gerais.

Glaycon, que tem desenvolvido várias ações em benefício da agricultura familiar desde seu primeiro mandato, classificou o evento como “… um sucesso. Vemos aqui a qualidade dos produtos de nossos agricultores familiares. As iniciativas para o desenvolvimento da agricultura familiar trazem grandes benefícios para o agricultor, gerando emprego e renda, movimentação econômica para os municípios, além de disseminar produtos de qualidade e proporcionar melhores condições para que o homem do campo não abandone sua atividade.”

Na ocasião, foi assinado um convênio entre a Assembleia de Minas e o Instituto Eduardo Frieiro, institucionalizando a realização da feira (que nesta ocasião aconteceu em comemoração à Semana da Gastronomia) semestralmente nas dependências da Assembleia. O chef Edson Puiati, um dos mais proeminentes nomes da culinária mineira, elogiou o evento e agradeceu pela participação da ALMG na programação da “Semana da Gastronomia Mineira”.

  

O chef Edson Puiati ressaltou a importância do evento e destacou a relevância de produtos oriundos diretamente do campo para a gastronomia. Os produtos que são fruto da agricultura familiar, com características diferentes daqueles que são ofertados pela grande agroindústria, são muito apreciados pelos cultores da culinária.

O deputado Glaycon Franco visitou as barracas dos agricultores, destacando a presença dos municípios de Congonhas e Ouro Branco. Congonhas esteve representada pelo artesanato de Lobo Leite, com produtos do grupo de bordados “Pata da Loba”, expondo produtos artesanais. Já Ouro Branco teve como representante a agroindústria Nova Alvorada, oferecendo, além de produtos agrícolas, frango, galinha, galo e pato caipira. “Nossa região está bem representada aqui. Esperamos que outros municípios possam participar deste evento, que só tende a crescer. Com a realização da feira semestralmente, todos poderão se organizar melhor. Existe, também, a possibilidade de, tudo dando certo, a feira passar a ser mensal, como sugerimos.”

Estiveram presentes ao evento o presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrus, o diretor-presidente da Emater, Gustavo Laterza, o presidente do Instituto Eduardo Frieiro, chef Edson Puiati, além de inúmeras outras autoridades como diretores do Ima, da Ceasa, além de diversas outras instituições voltadas para a gastronomia e para a agricultura.