Gerais

Crianças e jovens participam de oficina sobre saúde bucal com o CRO Jovem

18/07/2019

O cuidado com os dentes é fundamental para que o indivíduo tenha uma qualidade de vida saudável. A negligência e a falta de tratamento podem prejudicar a mastigação, tornando difícil ingerir e engolir os alimentos; atrapalhar a fala, uma vez que interfere na posição da língua; e comprometer a estética, afetando a autoestima.

Por esse motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para fazer uma oficina com as crianças e adolescentes sobre a saúde bucal.

Em um primeiro momento, foi apresentado aos atendidos a importância da escovação e expondo, por exemplo, que ela deve ser feita sempre depois de se alimentar e que o horário que temos a maior propensão de desenvolver uma cárie é a noite, por isso, nada de dormir sem escovar os dentes antes. Em seguida, as dentistas desenvolveram um jogo da memória com figurinhas cujas mensagens eram significativas, como ‘escovação bem-feita é igual a um resultado perfeito’.

Posteriormente, as crianças e os adolescentes se dirigiram até o escovódromo e foram orientados sobre a quantidade de pasta de dente, o fio dental e a movimentação da escova conforme a idade de cada um. Para finalizar, fizeram a escovação orientada com kits fornecidos pelo CRO-MG e receberam uma avaliação geral da necessidade de tratamento odontológico, a fim de que sejam encaminhados para o centro de saúde.

 

Olívia Francescato, que participa da comissão do CRO Jovem, destacou a importância desse aprendizado para essa faixa etária: “Queremos que as crianças tenham cada vez mais essa ideia da importância de ter uma boa escovação, da prevenção de cáries e doenças. Hoje em dia, [uma grande parte] da população idosa faz o uso de prótese oral, ou seja, perdeu os dentes. E a gente tenta, com a promoção de saúde, evitar que chegue nesse ponto. Cada vez mais a expectativa de vida aumenta, então, quanto mais cedo conseguirmos inserir esses hábitos nas crianças, melhor será”, disse.

E os atendidos fizeram questão de compartilhar o que aprenderam. Viviane Rodrigues dos Santos, de 12 anos, ressaltou que algumas frutas ajudam na limpeza bucal: “É bom comer frutas detergentes, como a banana, a maçã e a pera. Eu aprendi a escovar meus dentes para não ter cáries”.

Kaique Nathan Lopes Pinto, de 11 anos, enfatizou: “Aprendi que quando a gente for usar o fio dental, precisamos abraçar o dente e depois enrolar com o dedo onde coloca a aliança, e [não pode limpar dois dentes com a mesma parte do fio dental]. Também aprendi que alguns alimentos não são bons no cotidiano, somente nos finais de semana, como os doces que prejudicam bastante os dentes”, destacou.