Congonhas

Fórum de Negócios de Congonhas ganha nova marca e será realizada no Centro da cidade em 2019

29/07/2019

Governo de Congonhas e empresas de diversos segmentos se reuniram na última semana no QG da Inovação para o pré-lançamento do FNEC – Fórum de Negócios de Congonhas 2019 e apresentação desta nova marca do evento, que chega a sua terceira edição.

Este ano, o FNEC será realizado dias 25, 26 e 27 de novembro no Centro da cidade, o que facilitará o acesso da população. O objetivo do encontro anual promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura é expor e potencializar a diversidade econômica de Congonhas. Pequenas, médias e grandes empresas poderão participar como patrocinadoras ou e/ou expositoras. Empreendedores interessados em ocupar estantes podem entrar em contato com a Agência de Desenvolvimento de Itabirito, parceira do Município, pelo telefone (31) 3563-1958.

Além da Administração Municipal, estiveram presentes representantes do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), a agência de publicitária responsável pela criação da logomarca do FNEC, e ainda CSN, Gerdau, Ferros, Sotreq, John Deere, Sicob, Second Mind, Tree, Coopertran, Papelaria João e Maria e Topografia, Jah Açaí, Brigadeiros Gourmet, Giltrans, Summa Clayton, Instututo Mix, Nossa Coop e Cachaça Liberdade.

 

Antes da criação deste fórum, Congonhas não possuía uma iniciativa que possibilitasse que desse visibilidade e discutisse a economia local, envolvendo a mineração, outras indústrias, o comércio e o microempreendedor. “As duas primeiras edições nos deram uma coragem para, agora, darmos um salto maior. Nosso evento terá uma nova cara. Começamos por modernizar a marca e personalizar o evento. Mudamos também o local de sua realização, que será em um estacionamento privado que é acessado pela praça Mário Rodrigues Pereira (praça dos Bancos), com mais de 1mil m² e que atrairá as pessoas que passam pelo ponto maior circulação da cidade. Com três dias, o FNAC se tornará uma verdadeira feira de negócios e desenvolvimento. Manteremos o nível de palestrantes e expositores, que atuam na área de inovação e tecnologia por todo o Brasil. Especialistas do Sebrae trarão novamente cases de sucesso de negócios de diversas áreas como estética, alimentação, transporte, entre outras.  O mundo dos negócios está em movimento constante, acelerando muito rapidamente e conseguimos neste fórum mostrar aos empreendedores locais o que de melhor acontece em termos de inovação, tecnologia e novas oportunidades.  A intenção do Governo Municipal é fortalecer a economia da cidade e gerar encontros, que propiciam novos negócios”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas, Christian Souza Costa.

A marca

A logomarca do FNEC, criada pela agência de publicidade In Group, possui as cores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, segundo aponta o manual da identidade visual de Congonhas, mas é adaptável a todas as outras cores da paleta do logotipo de Congonhas . Conforme o tema – inovação, tecnologia, economia, etc. – abordado durante as edições do Fórum, pode haver adaptação também. Foram criados ainda elementos que servem de apoio para a composição de outdoors, panfletos, entre outras peças publicitárias.

Acompanhado do sócio Rafael Peroli, o publicitário e diretor de arte da In Group, Emannuel Valent Silva, diz que a incumbência da empresa era produzir uma nova marca para o fórum que fosse moderna, durável e agradável, representasse inovação, tecnologia, desenvolvimento e negócios que estejam em atividade no município. “O conceito da logo é inspirado nos elementos da tabela periódica, principalmente o ferro, que sustenta a economia local. Quando o homem adquire a habilidade de manipular a pedra, na chamada de Idade do Ferro, de 1200 a 550 a.C., inicia um processo evolutivo que nos possibilitou chegarmos aos avanços que alcançamos atualmente. Os elementos contidos na tabela periódica são essenciais para a produção de eletroeletrônicos, automóveis e tantas outras coisas e compõem todos os materiais existentes”, contextualiza.

Este ano a Prefeitura de Congonhas conta com a parceria fundamental da Agência de Desenvolvimento de Itabirito (Adesita), que atua também como agência regional no Circuito dos Inconfidentes e no Alto Paraopeba. “Propusemos esta parceria à Adesita porque consideramos que Congonhas é, do ponto de vista econômico, a cidade mais importante do Alto Paraopeba, por isso assumimos este papel de ponta ao desenvolvermos um evento que mostrasse esta força da economia local”, diz o secretário.

Nilmara Soares, gerente de projetos da Adesita, diz por que a entidade aceitou o desafio de ser parceira do FNEC. “Ao conhecer a história das duas edições anteriores, vimos a força que este evento tem e nos sentimos entusiasmados e desafiados. A ideia é unir esta expertise que a Adesita tem de relacionamento e organização de eventos com todo este potencial que Congonhas apresenta”, afirma.

O Governo Municipal locou o espaço onde foi instalado o QG da Inovação, no bairro Rosário, e segue investindo para equipá-lo, qualificar os servidores que nele atuam e atrair parceiros para o ecossistema de inovação. “Nossa equipe tem se capacitado até fora do Estado, estamos trazendo empresas que desenvolvem alta tecnologia para serem nossas parceiras, como as mineradoras que já participam deste movimento, a FIEMG também está com a gente. Tudo isso para colocarmos os jovens da rede municipal de ensino, UFSJ, IFMG, CET, entre outras instituições de ensino, e o empreendedor já estabelecido no mercado para encontrar soluções de problemas apontados pelo mercado. Empresas não buscam mais funcionários, e sim quem soluciona seus problemas, que pode ser uma startup, por exemplo”, completa o secretário Christian.