Congonhas

historiador Paulo Henrique de Lima lança livro em Congonhas

02/08/2019

O historiador Paulo Henrique de Lima Pereira lançará o livro “Urzedo e a medicina no Brasil Imperial: o pioneirismo de um congonhense”. Nesta obra, produzida após longa pesquisa, o autor resgata a personalidade pouco lembrada do cirurgião Antônio Américo de Urzedo (1786-1863), um dos primeiros profissionais da medicina no Brasil, infelizmente totalmente desconhecido pela historiografia mineira.

Natural de Congonhas, histórica cidade mineira, Urzedo tinha dez anos quando Aleijadinho começou a esculpir em cedro as imagens da Paixão de Cristo. Estudou na localidade e ingressou no célebre colégio dos Osórios, no Sumidouro de Mariana. Tornou-se cirurgião dos Dragões de Vila Rica de Ouro Preto e atuou nos sertões mineiros. Entrou na escola de medicina criada por Dom João VI no Rio e teve papel expressivo na vida nacional, durante a independência, o turbulento reinado de Pedro I, a ascensão de Pedro II e a consolidação do Império.

Tenente-coronel cirurgião-mor do Exército Brasileiro, Urzedo trabalhou no Hospital Militar, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital dos Lázaros. Professor de Patologia Cirúrgica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e membro fundador da Academia Imperial de Medicina, atual Academia Nacional de Medicina, foi ele o introdutor na mamadeira no Brasil, na época chamada “aleitamento artificial”. Dentre os seus pacientes atendeu personalidades como dom Pedro I e a imperatriz Leopoldina.

Além da saga de Urzedo, reveladora de um pioneirismo notável, Paulo Henrique ainda revela fatos pouco conhecidos pelos congonhenses como a visita do imperador dom Pedro I e da imperatriz dona Amélia ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em 1831.

A apresentação da obra é assinada pelo ex-secretário de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e da Academia Mineira de Letras (AML); prefácio de Ozório Couto, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais; posfácio de Wolmar Olympio Nogueira Borges, membro da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette e do IHGMG.

SERVIÇO:

Data: 17 de agosto de 2019

Horário: 18h30

Local: Auditório da Câmara Municipal de Congonhas

(Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, n. 82, Centro)