Rio Espera

Vereadores de Rio Espera emitem nota de esclarecimento sobre reprovação de Projetos de Lei de empréstimo

12/08/2019

Os vereadores da Câmara de Rio Espera, Juliano Henriques, Irani Silveira, Marco Antônio de Miranda, José Carlos e Fernando Pinto emitiram uma Nota de Esclarecimento a população de Rio Espera sobre a reprovação dos Projetos de Lei de Empréstimo solicitado pelo Prefeito Municipal.

Confira a Nota na íntegra:

“O Prefeito Municipal enviou a Câmara Municipal no último dia 05 de Agosto, dois Projetos de Lei solicitando empréstimos no valor de 800 mil reais para aquisição de ônibus escolar e asfaltamento das ruas José Galiza e Santana.

Este empréstimo teria o prazo de 60 meses para pagamento e 18 meses de carência, ou seja, a atual Administração tem mais 16 meses de governo e quem começaria a pagar o empréstimo seria a próxima Administração Municipal. Os projetos foram amplamente discutidos, tendo o presidente Juliano concedido vistas duas vezes, sendo que a votação se encerrou apenas na sexta feira, dia 09 de agosto.

Chegamos a conclusão pela reprovação deste empréstimo, depois de muita conversa e estudos sobre o projeto. Chegamos a dizer para o prefeito que se ele se comprometesse a pagar o empréstimo até dezembro de 2020, final de seu mandato, que nós aprovaríamos, pois não achamos justo uma futura Administração contrair uma dívida que ela não realizou. Procuramos saber na região também como as Câmaras Municipais se posicionaram com relação a este empréstimo e a maioria votou contra o empréstimo também. Votamos contra o empréstimo, pois também entendemos que o prefeito pode comprar o ônibus e realizar o asfaltamento de outras formas, sem endividar a prefeitura, como por exemplo, solicitar aos seus deputados uma emenda parlamentar.

Demos exemplo para o prefeito dos atuais calçamentos realizados nas ruas São José (saída para Cipotânea), Mercês Carolina, Heitor Horácio Dornelas (saída para Samambaia) e José Lúcio (Vargem) que foram feitos sem endividar a prefeitura, apenas o prefeito anterior (Marcílio) solicitou uma emenda do Deputado Bonifácio Andrada pedindo o recurso.

Esperamos que o prefeito se empenhe e consiga adquirir o ônibus e realizar a obra, mas de uma forma que não prejudique uma futura Administração que nem sabemos quem será. E nós vereadores de oposição, reafirmamos para a população que nunca votamos nada contra os interesses do município, sempre demos agilidade aos Projetos enviados pelo prefeito, como por exemplo, a poucos meses devolvemos um recurso da Câmara para a prefeitura.

Nós nos comprometemos também a solicitar dos deputados Lafayette Andrada, Doorgal Andrada e Glaycon Franco, que sempre ajudaram nossa cidade, emendas para aquisição de ônibus e obra das ruas Santana e José Galiza. Que o prefeito faça o mesmo junto aos seus deputados.

Atenciosamente, Juliano Henriques, Fernando Pinto, Irani Silveira, José Carlos de Araújo e Marco Antônio de Miranda.”