Ouro Branco

Jovens da comunidade de Itatiaia em Ouro Branco concluem curso de Conservação e Restauro

Moradoras que participaram do restauro de matriz celebraram formatura com familiares e convidados.

12/08/2019

No último sábado (10/08) as jovens da comunidade de Itatiaia, Aryanne Félix e Josiane Perucci, concluíram o curso de Técnico de Conservação e Restauro, em uma emocionante cerimônia de formatura realizada em Ouro Preto/MG, que contou com a participação de familiares, convidados e professores.

Além das ações constantes de educação patrimonial, com palestras e oficinas para os moradores de Itatiaia, através da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem mais um motivo para se orgulhar com a formatura no curso Técnico de Conservação e  Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). As jovens  moradoras da localidade passaram a fazer parte da equipe de restauro. Aryanne Félix e Josiane Perucci já tinham feito curso de pintura e tinha familiaridade com cores. Mais do que isso: mostraram-se muito interessadas em colaborar com a conservação da Matriz. Assim, além de recuperar seu principal bem, elas junto a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, garantiram a conservação e preservação da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia/MG.

O Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, esteve participando da cerimônia de formatura no último sábado e ressalta a importância da formação dessas jovens para conservação e preservação de nossos patrimônios: “Hoje nossa comunidade se alegra com essas duas jovens que depois de grande luta conseguiram concluir este curso, que foi incentivado graças a um dos projetos mais importante dos Bem-Te-Vis que é o restauro de nossa Matriz. Com essa formação técnica poderemos garantir ações contínuas de conservação e preservação de nosso maior patrimônio a Igreja Matriz de Santo Antônio. Ressalto também que com esta celebração, elas dão exemplo para outros jovens que pretendem seguir a carreira técnica.” Conclui Wilton Fernandes.

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

Restauro

O trabalho de restauro dos bens integrados e do Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cidadania (Secretaria Especial de Cultura) e do Governo Federal.

Fonte: Associação Socio Cultural Os Bem-Te-Vis