Gerais

CODAP recebe selo da Agenda Ambiental na Administração Pública

20/08/2019

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) acaba de receber do Ministério do Meio Ambiente o Selo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Este programa tem como objetivo estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade, com mudanças de comportamento, economia nos gastos públicos e preservação efetiva dos recursos naturais. Este certificado é o reconhecimento de que o consórcio está comprometido com a causa ambiental.

A adoção da A3P demonstra a preocupação do consórcio e dos municípios consorciados em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Para firmar o Termo de Adesão com o Ministério do Meio Ambiente, em agosto de 2018, o consórcio estabeleceu parcerias estratégicas com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT Acqua), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , e a Agência/Programa de Desenvolvimento Sustentável - Geopark Quadrilátero Ferrífero, que segue metodologia da UNESCO para Geoparks Globais, que contribuíram efetivamente com a Agenda A3P.

Após consolidar o plano de trabalho, foi feito o diagnóstico com base em Indicadores de Sustentabilidade, referentes a itens elencados pelo Ministério de Meio Ambiente como consumo de água, luz, toner, papel, copo descartável, combustível do CODAP, o que serviu para que a entidade conhecesse a ferramenta. Estas informações foram lançadas na Plataforma Ressoa (Sistema de Monitoramento Socioambiental), do Ministério do Meio Ambiente. Esta é uma ferramenta de gestão, na qual, a partir da tabulação de dados, o gestor pode tomar decisões, criar políticas públicas a para reduzir o consumo ou implementar melhorias. A ferramenta não faz comparação de dados.

A próxima etapa será capacitar os municípios consorciados com esta metodologia, para que possam realizar o Diagnóstico Territorial. O CODAP vai participar do 8º Prêmio A3P, que se encontra com inscrições abertas e contará com cinco categorias: I - Gestão de Resíduos; II - Uso sustentável dos Recursos Naturais; III - Inovação na Gestão Pública; IV - Destaque da Rede A3P; e V - Categoria Especial: Combate ao Lixo no Mar. A iniciativa demonstra o comprometimento das Instituições com a questão socioambiental.   

Outro passo previsto pelo consórcio é a realização de um seminário de licitação sustentável, para, a partir daí, incentivar compras coletivas sustentáveis para os municípios consorciados e o próprio consórcio.