Polícia

13ª CIA PM MAMB realiza operação em conjunto com a Polícia Federal e ANM

13/09/2019

A 13ª CIA PM MAMB realizou nessa quinta-feira (12) em conjunto com a Polícia Federal e Agência Nacional de Mineração (ANM) a Operação de combate ao garimpo ilegal. As equipes compareceram na zona rural de Santana do Garambéu, Rio Grande, onde constataram três dragas irregulares em funcionamento.

Os Agentes da ANM certificaram a falta do licenciamento para exercício da atividade, lavrando auto de paralisação. Foi constatada a degradação do leito e margens do rio e loalizados vários objetos e equipamentos utilizados para pratica de garimpo, tais como 2 bateias, 3 cintos de chumbo, 11 carpetes para garimpo e 24 roupas de mergulho, materiais que foram apreendidos.

 

Segundo a PM, houve o cometimento dos crimes/infrações de explorar matéria prima pertencente a união sem autorização legal, executar extração de recursos minerais sem a competente autorização, fazer funcionar serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização, causar intervenção que resulte ou possa resultar em danos aos recursos hídricos e dragar para fins de extração mineral, em curso d'água sem a devida outorga.

Foram confeccionados 12 autos de infrações, valor aproximado de R$ 175.000,00 e conduzidas 11 pessoas.