Cultura

I Semana do Músico de Conselheiro Lafaiete

18/11/2016

Em comemoração ao Dia do Músico, que é celebrado no Dia de Santa Cecília, 22 de novembro, padroeira dos Músicos, a AMACULT promoverá entre os dias 22 e 27 de novembro a I Semana do Músico de Conselheiro Lafaiete. 

O objetivo do evento é oferecer música de qualidade para a população, realizar e estimular a produção de eventos e manifestações culturais compatíveis com os anseios da população, divulgar a música clássica e popular e estimular a formação de novas plateias, ampliar conhecimento e difundir cultura por meio de espetáculos de música e outras manifestações artísticas e estimular o gosto pela arte para fazer dela instrumento de transformação e inclusão social.

A apresentação conta com uma programação intensa e diversos grupos musicais convidados de Lafaiete e de outras cidades da região, como Congonhas, Entre Rios de Minas, Rezende Costa e Belo Horizonte.

De acordo com a AMACULT, serão realizadas várias atividades durante essa semana de forma gratuita. “Nosso objetivo principal é que a I Semana do Músico seja um momento de acesso para toda a população lafaietense. São apresentações musicais de qualidade, em especial, para as pessoas que não têm condições de consumir boa Cultura, visto que as apresentações são gratuitas. Gostaria de agradecer a todos os apoiadores e patrocinadores da I Semana do Músico e, de modo especial, aos associados que mantem financeiramente os nossos projetos”, ressaltou.

Vale ressaltar que no dia 27 será servida uma feijoada no Clube Carijós e toda a renda arrecadada será destina à compra de instrumentos para a orquestra. Para o próximo ano, a Entidade tem como objetivo principal, iniciar as aulas específicas dos instrumentos de orquestra, para a formação da 1ª Orquestra Jovem Lafaiete.

Sobre a AMACULT

A Ars Magna Associação Sociocultural (AMACULT) é uma entidade criada no mês de fevereiro deste ano, em Conselheiro Lafaiete e tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades que visam uma transformação social,  tendo como veículo a música e a arte.

Desde a sua fundação, a AMACULT vem desenvolvendo trabalhos na sua área de atuação com o Coral "Padre José Alves da Rocha" que já fez várias apresentações em Lafaiete e nas cidades históricas de São João del Rei e Ouro Preto. O Coral, regido pelo maestro Herculano Amâncio, conta com integrantes de vários bairros da cidade e visa a difusão da Música Colonial Mineira.