Barbacena

Polícia Civil realiza 4ª edição do Setembro Amarelo em Barbacena

07/10/2019

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, ao longo de todo o mês de setembro, a 4ª edição da campanha “Setembro Amarelo: pela valorização da vida e prevenção ao suicídio”. O projeto foi coordenado pela Polícia Civil e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, várias instituições parceiras, empresários, imprensa e toda sociedade barbacenense.

Foram desenvolvidos mais de 14 eventos, tais como: eventos musicais, culturais, religiosos, Caminhada pela Vida, Setembro Amarelo Animal, Ação Social, Motociata em prol da Vida, curso de capacitação, várias palestras e seminário, além do tradicional concurso de redação envolvendo toda a rede de ensino do município, com premiação das melhores redações. O objetivo do projeto social é informar, alertar, dar visibilidade, conscientizar a sociedade e criar diálogo sobre o tema. Desenvolvendo nas pessoas um olhar atento para identificar portadores de ideias suicidas e/ou transtornos mentais, como a depressão, e encaminhá-los a tratamento adequado.

 

De acordo com o Chefe do 13° Departamento e idealizador da campanha no município, Delegado Geral Carlos Capristrano “a Polícia Civil, a Prefeitura Municipal de Barbacena, as instituições parceiras e toda a sociedade barbacenense estão de parabéns, pelo desenvolvimento do projeto social, que virou Lei Municipal e entrou no calendário oficial da cidade, tornando-se referência na região, a uma pela programação extensa e variada, a duas pelo objetivo de quebrar o tabu, o estigma sobre o suicídio, conscientizando as pessoas a falarem sobre o assunto, salvando, assim, vidas e prevenindo o autoextermínio. Agradeço o apoio do Excelentíssimo Chefe da Polícia Civil Delegado Geral Wagner Pinto de Souza, da Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária Delegada Geral Ana Claudia Perry, da articuladora do projeto, Investigadora Cristiane Agostini, do Subinspetor Welington Genuíno Capristrano, dos policiais civis e administrativos do 13° Departamento, do Delegado Regional Delegado Geral Egmar Geraldo da Silva, do Inspetor José Francisco Xavier de Paula e de todos os policiais civis da 1ª DRPC/ Barbacena que participaram ativamente do evento”.

 

A campanha

O projeto, que é desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa reduzir as taxas de suicídio consumados e tentados, através da conscientização. Segundo a própria OMS a cada 40 segundos uma pessoa comete autoextermínio no mundo, a cada 3 segundos alguém tenta tirar a própria vida e em 90% dos casos o suicídio pode ser evitado.