Conselheiro Lafaiete

Secretaria de Cultura traz a Lafaiete o Aulão de redação gratuito preparando jovens para o Enem

14/10/2019

Com objetivo de compartilhar técnicas de redação para os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado em Lafaiete o Aulão de Redação para o Enem, um projeto desenvolvido pelo professor e jornalista Éverlan Stutz que criou uma metodologia específica centrada na estrutura do argumento que abrange as cinco competências exigidas na redação.

“Em minha pesquisa detectei que a maior dificuldade apresentada pelos alunos é estruturar um argumento que tenha coesão e coerência”, explica o professor que desenvolve o projeto desde 2012. Trata-se de uma aula-espetáculo, na qual o professor interage com o público, elabora dinâmicas para produção de argumentos, musicaliza poemas e declama os autores mais cobrados no Enem.

Neste mês de outubro, comemora-se a data de nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, o autor mais citado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Drummond já foi citado doze vezes no exame. “O poema de sete faces” e a “A dança e a alma” marcaram presença no Enem, destacando características na obra do poeta de Itabira, como o seu pessimismo e sua ironia diante dos acontecimentos da vida.

Em Conselheiro Lafaiete, o “aulão” será dia 23 de outubro, de 19h30 às 21h30 no Teatro Municipal Placidina de Queiroz, com vagas limitadas. Este evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura a fim de atender uma preocupação com a prova de redação, entre os adolescentes e jovens que frequentam a Biblioteca Pública. A entrada é franca para todos os interessados que reservarem sua participação na Secretaria de Cultura, que funciona no Solar Barão do Suaçuí. As inscrições poderão ser feitas por telefone ou presencial.

“A Redação é um dos quesitos mais pontuados tanto na prova do Enem quanto no vestibular. Esperamos que o “aulão” ministrado pelo professor Everlan Stutz, que criou essa maneira diferenciada de falar aos jovens, possa acrescentar e contribuir com o desempenho dos mesmos, na prova do Enem que se aproxima”, ressalta Geraldo Lafayette, Secretário de Cultura.

Mais informações na Secretária Municipal de Cultura, sediada no Solar Barão do Suaçuí, na Rua Barão do Suassuí, 106, Centro ou pelo telefone 3769-2600. E-mail: cultura@viareal.com.br